No último dia 16, domingo, foi realizado, pela primeira vez no Rio de Janeiro, um torneio de tênis invulgar. Como sempre o pioneirismo coube à cidade de Niterói, quando o Condomínio Ubá Floresta recebeu a visita dos atletas da Escolinha de Tênis Cadeiras na Quadra.
As duplas, compostas por um tenista da casa e um visitante tinham uma peculiaridade, o visitante jogava em cadeira de rodas. O tênis é um dos poucos esportes que permite que a quadra seja compartilhada por um tenista convencional e um em cadeira de rodas. Basta que a regra dos dois quiques opcionais seja respeitada. Formadas as nove duplas, por um andante e um cadeirante, modalidade conhecida no exterior como “up and down”, os tenistas foram divididos em 3 grupos com 3 duplas e disputada no sistema “round robin”.
Os vencedores de cada chave e o melhor segundo lugar, pelo saldo de sets e games avançaram para a semifinal. Os jogos foram feitos em melhor de 3 sets, sendo os dois primeiros em 4 games, no add com tie-break regular no 3/3 e, se necessário um terceiro set em match tie-break de 10 pontos. O equilíbrio das duplas proporcionou, nada menos, que 10 tie-breaks em 12 jogos e 3 jogos em 3 sets, inclusive a final vencida pelos Fábios (Freitas e Moraes) que bateram Samuel Oliveira e Martha Abreu por 4/3 (5) 2/4 11/9.
A festa animada por um churrasco à beira das quadras provocou e prolongou o ambiente de confraternização que se viu durante as disputas. Foi um dia ímpar para participantes e espectadores. “Há muito esperávamos por esse dia”, comentou José Carlos Morais, coordenador do Projeto, “e ver isso acontecer foi a realização de um sonho. Integração total, respeito às diferenças e a percepção que o esporte é capaz de coisas incríveis”, completou o tenista. O torneio teve o patrocínio de Fator Seguros, Unimil, Tudo de Bom e Régis. Ao final, todos animados, já comentavam a expectativa de uma nova edição.