Vice na Suíça colocará Victoria Barros no top 500

Início    /    Tênis    /    Vice na Suíça colocará Victoria Barros no top 500
Por Raphael Favilla  •  09 de Julho de 2023

Um dia após conquistar o título de duplas, Victoria Barros garantiu o vice-campeonato de simples no ITF J100 de Verbier, realizado em quadras de saibro na Suíça. A jovem potiguar, com apenas 13 anos, foi derrotada neste sábado pela atleta da casa Sarina Schnyder, de 15 anos e número 1159 do ranking, com parciais de 6/4 e 7/5. Schnyder, responsável pela eliminação da brasileira, conquistou seu segundo título na carreira e havia vencido a principal favorita, Ksenia Efremova, na semifinal.

Em quatro torneios disputados no circuito mundial juvenil da ITF, Victoria Barros já acumula três títulos e um vice-campeonato de simples. Ela possui um impressionante histórico de 19 vitórias e apenas uma derrota. A brasileira havia vencido três torneios no Chipre entre maio e junho, dois J30 e um J60, e buscou nesta semana uma competição mais forte. Em Verbier, Victoria superou as cabeças de chave número 4 e 5 do torneio, a russa Emiliia Kats e a alemã Helene Schnack.

No início da semana, Victoria ocupava a 645ª posição no ranking, com 123,25 pontos. A final de simples na Suíça renderá mais 60 pontos, além dos 75 que ela conquistou ao vencer nas duplas ao lado de Ksenia Efremova. Para a composição do ranking, são considerados os seis melhores resultados em simples e 25% das quatro melhores pontuações nas duplas. Com isso, ela dará um salto significativo e entrará no top 500.

Nascida em Natal e com experiência em projetos sociais em São Paulo e Curitiba, Victoria começou a se destacar em competições internacionais de sua categoria e representou o Brasil no Sul-americano e Mundial de 14 anos na temporada passada. Após conquistar títulos na Europa e América do Sul no ano passado, ela se mudou para a França no início desta temporada e passou a treinar na academia de Patrick Mouratoglou, ex-técnico de Serena Williams, que atualmente trabalha com os top 10 da ATP, Holger Rune e Stefanos Tsitsipas.

Além de viajar com o treinador Sliman Taghzouit durante o circuito, Victoria também conta com a companhia de sua mãe, Maria Luiza, nos torneios (confira a foto abaixo). A jovem tenista, que completou 13 anos em dezembro, tem aulas online de uma instituição brasileira e está aprendendo inglês e francês.


Fotos: Reprodução/Instagram

Publicidade