2021 Odissey

Início    /    Domingos Venâncio    /    2021 Odissey
Por Domingos Venâncio  •  06 de Janeiro de 2021

Em 1968 o cineasta Stanley Kubrick lançava, ao lado de Arthur Clarke, “2001, Uma Odisseia No Espaço”, mais uma de suas tantas obras primas, quase sempre polemicas, geniais e com teor sempre “pesado”. “Laranja Mecânica”, “Spartacus”, “O Iluminado”, “Nascido Para Matar”, “De Olhos Bem Fechados”, etc... Filmes bastante densos, alguns assustadores, ou “deprê”..., nunca se assiste a uma obra de Kubrick com indiferença.

Em “2001 Odissey”, não seria diferente. Trilha sonora incrível, apocalíptica, com o ponto alto em “Also Sprach Zarathustra” de Richard Strauss, composta em 1896, com inspiração em um tratado filosófico de Friedrich Nietzsche. A música “rola” no momento em que um Chipanzé, na pré-história,  em luta entre dois grupos , descobre um fêmur de algum animal morto e o transforma em um tipo de arma. Cena antológica, eterna! Próxima cena...2001...O FUTURO! Odisseia espacial...

2021, em meio a uma odisseia muito maior do que Kubrick poderia imaginar, lançamo-nos em um novo ano. Na certeza de que Zarathustra estava “por fora”, apoiamo-nos na esperança de um ano melhor do que o de 2020.  Que consigamos acesso o quanto antes, a uma “vacina/fêmur”, que nos permita encarar os desafios com coragem, alegria, e possibilidade de “planificação”!   Ah! Que saudade de planificar! Marcar um calendário de ações de tênis, ou de diversão... Voltar a usar mais munhequeiras do que máscaras... viajar de avião, carro, ônibus, jegue, carroça, o que pintar!  

Sim, a boa noticia é que esse momento parece estar chegando, mesmo com tanta turbulência e maniqueísmos desnecessários em vários momentos, atrasando um pouco (ou muito) o nosso adeus à distimia. É verdade que o tênis está de volta, mesmo que de maneira tímida, buscando dar um passo de cada vez, com atenção à segurança , com cuidados absolutamente necessários nesse momento. Mas, sim, estamos de volta! Clinicas, Cursos de Capacitação, torneios, aulas, enfim... Já estão em andamento os calendários de cada uma dessas ações pelo mundo afora.  Sempre com a ressalva de que a qualquer momento as datas podem ser alteradas (again.... que saudade de planificar!).

Paradoxalmente, que vontade de não planejar NADA e simplesmente cair na estrada! EASY RIDER! 1969... um ano depois de ODISSEY... e... que trilha sonora !!!!! 

Sorry, Kubrick! Sorry Strauss! Fico com Peter Fonda nessa aí!

Happy New Year!   


Publicidade