Argentina fatura Brasil Open

Início    /    São Paulo    /    Argentina fatura Brasil Open
Por Raphael Favilla  •  03 de Março de 2019

O argentino Guido Pella é o campeão da 19ª edição do Torneio Aberto do Brasil - ATP 250 - Brasil Open 2019, conquistando o primeiro título de sua carreira. O tenista de 28 anos superou na decisão o chileno Christian Garin com parciais de 7/5 e 6/3 neste domingo (3), no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo.

O título dá a Pella US$ 94.830 de premiação e 250 pontos no ranking da ATP, que levarão o argentino à 34ª colocação da lista da ATP. Já Garin levou US$ 51.280 e 150 pontos após sua primeira decisão.

Pella enfim levantou seu primeiro troféu de ATP na quinta decisão que disputou. Ele é o terceiro argentino a vencer o Brasil Open em simples. Os anteriores foram Guillermo Cañas em 2007 e Federico Delbonis em 2014. Já Garin perdeu a chance de ser o primeiro chileno a vencer um ATP desde Fernando González, há 10 anos, em Viña del Mar.

"Depois da final que perdi em Córdoba, pensei que nunca mais teria a chance de ganhar. Estava muito mal, porque achava que aquela final era minha. Logo no início ele teve 0-40, mas depois disso fiquei tranquilo e acho que hoje fui superior o jogo inteiro, não me apressei. Estava um pouco nervoso, eu aproveitei isso e por sorte consegui quebras em momentos importantes”, afirmou Pella.

A primeira quebra de saque da partida veio no nono game do primeiro saque, quando Pella acertou uma bola vencedora de devolução no segundo saque de Garin. O chileno devolveu a quebra logo em seguida, mas Pella venceu os dois games seguintes para fechar a parcial. No segundo set, o argentino abriu 2/0 e quebrou novamente no último game do jogo para garantir a vitória.

Após o match-point, Pella ajoelhou no saibro e deu um abraço em seu técnico, Jose Acasuso. "Sentia que a minha carreira estava totalmente estancada. Tinha feito quatro finais, agora era a quinta e eu sentia que precisava de um título. Dei um abraço nele, porque acabou o fantasma, saiu uma mochila das minhas costas. Cumpri o que queria que era ganhar um título, além de ganhar a Copa Davis", comentou o campeão.

Já Garin tentou ver o lado positivo de sua campanha. "Claro que dói muito perder uma final, mas tenho que aceitar. Tive chances no 5/5 do primeiro set e poderia ter sido mais agressivo nessa hora, mas são coisas para aprender", afirmou o chileno.

Publicidade