O Rio Open organizou mais uma vez o Torneio Winners, que proporcionou a crianças e jovens de projetos sociais a oportunidade de competir nas quadras do Jockey Club Brasileiro. Este ano foram 80 participantes de quatro diferentes projetos apoiados pelo evento: Escolinha Fabiano de Paula, Futuro Bom, Tênis na Lagoa e Projeto Paraty Tênis. Quem premiou os vencedores foi o britânico Cameron Norrie, atual campeão do maior torneio da América do Sul.
O projeto Tênis na Lagoa - Instituto Mariana Gomes Borges - conquistou três títulos e outros quatro vice-campeonatos. Ao todo, 27 atletas do Tênis na Lagoa disputaram o Winners.
Os títulos foram nas categorias 17 a 23 anos, com Antonio Vitor, o Vitinho, superando Valter Albuquerque na decisão. Na categoria 15 a 21 anos feminina, com Maria Eduarda Gomes, em decisão repleta de jogadoras do Tênis na Lagoa contra Natália Neves. E na categoria 11 a 14 anos, com Maria Giulia Lima, em outra final totalmente do projeto com Ana Silva. No masculino 11 a 12 anos, Giovanni Ghetti foi o vice-campeão, assim como André Castro nos 13 e 14 anos.
"Foi muito bom, sete finalistas, dominamos no feminino, Vitinho campeão. Estamos muito felizes com os resultados e agora o trabalho segue com nossos atletas ajudando como boleiros na competição com os melhores do mundo em ação", conta Alexandre Borges, fundador e organizador do Tênis na Lagoa.
Vitinho, do Projeto Tênis na Lagoa, falou sobre a importância de participar do Winners. "Uma experiência legal reencontrar a galera que eu já tenho amizade, duro também a final com o Valtinho hoje. Fiquei muito tenso no começo do jogo, mas depois eu consegui ir me soltando e estou muito feliz com essa vitória. Parabenizar também o Valtinho por ter chegado à final. Nossa relação dentro da quadra é todo mundo querendo ganhar, mas fora de quadra a gente é muito amigo e a gente se respeita", disse o campeão.
Vitinho também falou sobre o que representa a a possibilidade de participar anualmente do torneio dentro do Rio Open. "Winners representa união e amizade que a gente tem com a galera de outros projetos".
O ex-tenista profissional Fabiano de Paula, que cuida do projeto Escolinha Fabiano de Paula na Rocinha, destacou a forma como o Winners mexe com os jovens que têm a oportunidade de participar.
"É muito legal poder proporcionar esse momento às crianças junto com o Rio Open. Elas passam o ano todo treinando, sempre buscando evoluir para poder chegar nessa semana do Rio Open e poder participar do torneio. Ver a alegria nos olhos delas é super importante, tem uma motivação a mais", disse Fabiano.
(Foto de capa: Atletas do projeto Tênis na Lagoa com os troféus junto de Thomaz Koch e Alexandre Borges / Crédito: Divulgação)