Com o objetivo de reduzir o “tempo morto” das partidas, encurtando o tempo de descanso dos jogadores e o intervalo entre um ponto e outro, a ATP anunciou que deverá fazer uma série de testes durante o Masters 1000 de Madri.
Segundo a Entidade, os testes visam "aumentar a exposição e o apelo de marketing do jogo de duplas, criando uma melhor experiência nos torneios e um produto aprimorado para a transmissão".
"Acreditamos que há um potencial não explorado no jogo de duplas de hoje. Sabemos que podemos agregar um grande valor de entretenimento ao jogo, mas isso exige novas histórias que possam se conectar com os fãs. O teste de novos formatos e regras nos permite explorar maneiras de aprimorar o produto. Esta foi uma iniciativa altamente colaborativa desde o início, e gostaríamos de agradecer a Madri por se disponibilizar para fornecer o primeiro campo de testes nesta temporada", disse Ross Hutchins, Diretor da ATP.
As mudanças sendo testadas no Madrid Open de 2024 incluem:
— Os atletas terão apenas 15 segundos para iniciar o próximo ponto caso a jogada anterior tenha tido três rebatidas ou menos, assim como já foi feito no Next Gen Finals no ano passado. Se essas três tacadas forem ultrapassadas, os tenistas terão os habituais 25 segundos para colocar a bola em jogo novamente.
— Outro aspecto que será testado tem a ver com o descanso dos jogadores. Eles não poderão ficar sentados no banco durante todo o primeiro set, em vez de terem os tradicionais 90 segundos de pausa a cada dois games. Para compensar, ao final do set eles teriam mais tempo para se recuperarem antes de iniciar a próxima parcial.
— Outra medida altera a formação das chaves de duplas, visando facilitar a participação de jogadores de simples. Neste caso, seriam reservadas 13 vagas para parcerias formadas por jogadores de simples, enquanto outros 16 lugares seriam destinados aos especialistas de duplas, com base no ranking da especialidade. Outros três convites seriam oferecidos para completar a chave.
— Cronograma simplificado ao longo de cinco dias (terça-feira a sábado) durante a Segunda Semana do torneio, proporcionando um cronograma mais simples e direto para fãs e jogadores.
— Movimento livre dos fãs na arena durante o jogo, adicionando conveniência à experiência no local.
Matthew Ebden, o segundo melhor jogador de duplas do mundo e presidente do Conselho Consultivo de Jogadores da ATP, disse que "as duplas têm muito a oferecer aos fãs e a atmosfera que pode criar quando apresentada da maneira certa é fenomenal. Dito isso, nós, como jogadores, reconhecemos que mais precisa ser feito para darmos o nosso melhor. Gostaria de elogiar meus colegas de toda a ATP por assumirem isso e adicionarem ótimos novos conceitos. Muito tempo, reflexão e cuidado foram dedicados a este processo, e foi um privilégio desempenhar minha parte"
"O teste final da ATP seguiu uma extensa revisão e consulta com fãs, emissoras e partes interessadas dentro do tênis. O processo foi liderado por um grupo de trabalho dedicado de duplas, estabelecido em 2023, com representantes de jogadores e torneios e funcionários da ATP. As mudanças de formato serão testadas em eventos selecionados ao longo da temporada 2024 do ATP Tour, com mais detalhes a serem comunicados oportunamente", concluiu o comunicado da Entidade.