As grandes estrelas do circuito mundial de beach tennis estão fazendo os últimos ajustes nas quadras da Praia do Francês, na alagoana Marechal Deodoro para a disputa da terceira edição do Macena Open. O evento reunirá 1702 atletas, recorde mundial, e conta com premiação de US$ 35 mil.
O espanhol Antomi Ramos, bicampeão mundial que treina em Campinas há dois anos, vem de final no torneio de Viamão na última semana. “Achei a quadra central muito legal, e com a energia que tem esse torneio, a central será um caldeirão. As condições estão boas para o nosso jogo”, disse o atleta que atua ao lado do russo Nikita Burmakin.
Campeões pela primeira vez juntos em Aruba, André Baran, quarto do mundo, e o italiano Michele Cappelletti, pentacampeão mundial e sexto colocado, estão animados. “Chegamos na terça, já treinamos e agora é focar na estreia. O torneio é um dos mais aguardados. Além da ótima estrutura, conta com um caloroso apoio do público. É uma energia incrível”, disse Baran.
Cappelletti revelou já ter treinado com praticamente todas as condições possíveis. “O evento está maravilhoso. Acho que dessa vez será melhor. Ontem treinamos de noite com vento, hoje treinamos à tarde, sem vento, então podemos dizer que nos acostumamos com todas as condições possíveis. Agora é só jogar, dar o nosso máximo e esperamos uma semana com bastante vento.”
A pentacampeã mundial e líder do ranking, a italiana Giulia Gasparri, também já treinou e adorou o local. “Gostei bastante, tudo lindo aqui”, declarou a atleta que atua com a sétima colocada, a também italiana Sofia Cimatti.
Os últimos convites para a chave principal foram definidos. Campeão de um primeiro ITF realizado em Alagoas, em 2017, Ralff Abreu, de 40 anos, ex-top 10, foi agraciado com um wild card para atuar ao lado de Luiz Gimpel, o Marrento, enquanto que a dupla de atletas da seleção brasileira, Allan Oliveira e Daniel Mola, também ganharam convite e jogam juntos.
A chave principal começa nesta quinta-feira a partir das 12h. A entrada é gratuita ao público na quadra central, com capacidade para 2500 pessoas. O evento tem atletas de 13 países. A categoria amadora também foi iniciada com as disputas de Simples.
O torneio amador conta com pontos para o ranking nacional nas categorias A, B, C e para o ranking da Federação Alagoana de Tênis na categoria D, além de categorias de veteranos e juvenis. Outra novidade é a disputa do Maceninha Open para crianças até 11 anos, que será realizado noo último dia de competição.
As semifinais e finais no sábado terão transmissão do Sportv. Os canais PlayBT mostram todos os jogos da quadra central pelo Youtube e também outras partidas pelo Instagram. O domingo marca o dia final do evento, com a disputa do torneio BT 10, com pontos no ranking mundial, as finais das categorias amadoras e o Maceninha Open.
Os jogos começam às 12h com as pernambucanas Akter Pessoa e Alessandra Silva, que venceram o pré-quali, encarando as cabeças de chave 4, as italianas Flaminia Daina e Nicole Daina na quadra central. Não antes das 13h, um dos jogos mais esperados entre Allan Oliveira e Daniel Mola, atletas da Seleção Brasileira, encarando Gabriel Santos e Natã Porte, que fizeram grande campanha no BT 400 do Rio de Janeiro, realizado no mês passado.
A número 1 do mundo e pentacampeã mundial, a italiana Giulia Gasparri e a compatriota Sofia Cimatti jogam não antes das 14h30 contra as brasileiras Amanda Helminsky e Fernanda Firmo. Não antes das 16h, a segunda melhor dupla do mundo do espanhol Antomi Ramos e do russo Nikita Burmakin enfrentam os qualifiers Daniel Canellas e Richard Espírito Santo, dupla que bateu na final do quali o alagoano Eurico Cahu e o pernambucano Fernando Albuquerque.
A partir das 17h acontece a Cerimônia de Abertura com a Filarmônica Santa Cecília, de Marechal Deodoro, que cantará o Hino de Alagoas e o Hino Nacional na quadra central. A abertura contará com autoridades alagoanas, o Prefeito Cacau Filho, a Secretária de Turismo do Estado de Alagoas, Bárbara Braga, e o Secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Alagoas, Lydia Pollyana.
Os melhores do mundo e campeões em abril do Pure Beach virão em ação logo a seguir com o francês Nicolas Gianotti e o italiano Mattia Spoto desafiando os brasileiros Antonio Tremura e Douglas Colani. Atuais campeãs na Praia do Francês também no primeiro semestre, a brasileira Rafaella Miiller e a venezuelana Patrícia Diaz enfrentam a cearense Marília Câmara, campeã da primeira edição do Macena Open, de 2021, e Júlia Cabral. Rafa e Paty são as atuais campeãs mundiais e principais favoritas no torneio.
O principal jogo do dia que promete empolgar a torcida será o último da quadra central entre os irmãos Pedro e Paulo Consiglio contra os cabeças de chave 3, o catarinense André Baran, número 1 do Brasil e quarto do mundo, com o italiano Michele Cappelletti, 6º colocado e pentacampeão mundial. O duelo acontece não antes das 20h. Pedro e Paulo são jovens atletas alagoanos e de Marechal Deodoro.
Outro destaque é a dupla sensação do feminino, da paranaense de 17 anos, Vitória Marchezini, e a paulista Sophia Chow, bicampeã do Macena Open em 2021 e 2022. Elas encaram as qualifiers Dora Luna e Ana Ribeiro.
Foto: Vitória Marchezini em treinamento / Crédito: Fotop