O ranking da WTA da próxima semana foi divulgado já neste domingo e a paulista Beatriz Haddad Maia foi confirmada na 14ª colocação, uma acima da que ocupava na semana anterior e a melhor da carreira até então.
Além de chegar para a disputa do Australian Open com o recorde pessoal no ranking, a canhota paulista também estará embalada após boas campanhas nos torneios preparatórios, vencendo quatro dos cinco jogos que fez, com duas vitórias sobre rivais do top 30.
Bia fez sua parte e venceu as duas partidas que fez pela United Cup, apesar da eliminação brasileira na fase de grupos da competição. Na semana seguinte, ela disputou o WTA 500 de Adelaide 2 e foi até as quartas de final, parando apenas a espanhola Paula Badosa.
Na edição deste ano do Australian Open, a canhota paulista abrirá campanha no Melbourne Park diante da espanhola Nuria Parrizas, atual 77 do mundo. As duas já se enfrentaram três vezes no circuito, Bia perdeu as duas primeiras, ambas em 2021, mas venceu a última, ano passado em Miami.
Segunda representante nacional na chave feminina de simples do Australian Open, entanto como lucky-loser, a paulista Laura Pigossi também ganhou uma colocação no ranking e agora é a 112ª do mundo sem ainda contar os pontos somados no quali de Melbourne. Seu primeiro jogo de Grand Slam será o terceiro da quadra 16, não acontecendo antes da 1h30 de segunda-feira (horário de Brasília).
A campineira Carolina Meligeni Alves, atual número 3 do Brasil, se manteve na 216ª colocação. Já a gaúcha Gabriela Cé, quarta melhor do país, amargou leve queda de três posições e desceu para o 271º lugar. A paulista Thaisa Pedertti também foi para baixo e saiu do top 500, indo do 499º para o 502º posto.
Foto: Jimmie48/WTA