Bia cai em Adelaide mas será cabeça 10 no Australian Open

Início    /    Tênis    /    Bia cai em Adelaide mas será cabeça 10 no Australian Open
Por Raphael Favilla  •  08 de Janeiro de 2024

Vinda do qualificatório com ótimas vitórias, a russa Anastasia Pavlyuchenkova manteve o embalo e derrotou Beatriz Haddad Maia na primeira rodada da chave principal do WTA 500 de Adelaide. A brasileira não conseguiu fazer valer a condição de cabeça de chave 5 nesta segunda-feira e caiu em sets diretos, com o placar final de 6/3 e 6/4.

Esta é a segunda derrota de Bia em três jogos na temporada e também a segunda contra Pavlyuchenkova, que havia levado a melhor na única vez que se cruzaram antes, ano passado em Hong Kong. A russa terá pela frente uma rival tcheca, encarando a vencedora do duelo de compatriotas entre Katerina Siniakova e Karolina Pliskova.

Após os torneios da primeira semana da temporada, a WTA atualizou seu ranking nesta segunda-feira, estabelecendo a base para a definição das cabeças de chave do Australian Open. Bia permanece como a número 11 do mundo, mas assumirá a posição de cabeça 10 em Melbourne, devido à ausência da número 9 do mundo, Karolina Muchova, que está fora do torneio devido a uma lesão no punho.

Melhores do mundo só aparecem a partir das quartas

A posição privilegiada de Bia entre as principais cabeças de chave assegura que ela enfrentará adversárias classificadas entre o 5º e o 8º lugar nas oitavas de final em Melbourne. Ela só jogará contra uma das quatro primeiras do mundo se chegar às quartas. A paulista de 27 anos, que fará sua quinta aparição no Australian Open, avançou à segunda rodada em três ocasiões.

As campeãs dos primeiros torneios da temporada, Elena Rybakina e Coco Gauff, trocaram de posição. Rybakina, vencedora do WTA 500 de Brisbane, ultrapassou a norte-americana Gauff, que defendeu o título no WTA 250 de Auckland, reassumindo o terceiro lugar. Esta mudança tem impacto mínimo, pois uma delas será sorteada para o mesmo lado que Iga Swiatek na chave, e a outra inevitavelmente enfrentará Aryna Sabalenka. O encontro entre elas só pode ocorrer a partir das semifinais.

A diferença entre Swiatek e Sabalenka, que era de 455 pontos no início da temporada, aumentou para 975. Swiatek venceu todos os seus cinco jogos na United Cup, enquanto Sabalenka, que tinha pontos de título a defender, perdeu para Rybakina na final de Brisbane. Ademais, Sabalenka é a atual campeã em Melbourne, enquanto Swiatek alcançou as oitavas em 2023. Portanto, a posição de número 1 de Swiatek não está ameaçada.

Três jogadoras do top 20 estão fora do Australian Open: Madison Keys, lesionada no ombro, e Petra Kvitova e Belinda Bencic, temporariamente afastadas do circuito após anúncios de gravidez nas últimas semanas.



Publicidade