Bia Haddad avança às oitavas em Roma

Início    /    Tênis    /    Bia Haddad avança às oitavas em Roma
Por Raphael Favilla  •  13 de Maio de 2023

Beatriz Haddad Maia já está nas oitavas de final do WTA 1000 de Roma. A brasileira venceu a polonesa Magda Linette, número 19 do ranking, em partida que durou 2 horas e 10 minutos.

O tempo chuvoso na capital italiana deixou o saibro sob condições mais pesadas, e muitos pontos foram definidos em longos ralis. Bia precisou se adaptar às condições para superar a adversária por 7/5 e 6/4 e garantir sua vaga na próxima fase do torneio.

Na próxima rodada, a paulista número 15 do mundo enfrentará a colombiana Camila Osorio, número 100, que venceu Caroline Garcia por duplo 6/4. Bia e Camila já jogaram juntas nas duplas, mas nunca se enfrentaram no circuito profissional de simples. As duas estão no mesmo quadrante que Victoria Azarenka, Madison Keys e Anhelina Kalinina.

A vitória de Bia rende 120 pontos na WTA, mas ela ainda precisa defender 111 pontos nas próximas semanas. Mesmo assim, há a possibilidade de a brasileira de 26 anos se aproximar do top 10 em caso de uma ótima campanha em Roma. Na última segunda-feira, Bia já entrou no top 10 de duplas, após o título do WTA 1000 de Madri, ao lado de Azarenka.

Magda Linette, que foi semifinalista do Australian Open em janeiro e chegou ao top 20 do ranking, vive seu melhor momento da carreira aos 31 anos. Depois de sua grande campanha em Melbourne, ela só chegou às quartas em Mérida e às oitavas em Miami e Charleston.

O jogo entre Bia e Linette começou com a quadra muito pesada devido à chuva. No primeiro set, disputado ainda sob uma garoa, Bia precisou de paciência para construir os pontos, mas conseguiu uma quebra cedo e saiu vencendo por 3/1. A brasileira vinha sustentando a vantagem até o 5/3, mas foi quebrada quando sacava para o set. Mesmo assim, conseguiu voltar a quebrar e fechar a parcial em 7/5.

Com a chuva parando e a quadra secando, as condições de jogo ficaram mais favoráveis para Bia no segundo set. Ela conseguiu abrir vantagem logo no início, com duas quebras e liderança por 4/0 antes que Linette voltasse a confirmar o saque. A polonesa tentou ser um pouco mais agressiva, mas Bia manteve a vantagem e fechou a parcial em 6/4. A brasileira liderou nos winners por 19 a 15 e cometeu 14 erros contra 24 da rival.


Publicidade