Bia Haddad e Stefani tem destinos diferentes em Roma

Início    /    Tênis    /    Bia Haddad e Stefani tem destinos diferentes em Roma
Por Raphael Favilla  •  12 de Maio de 2023

As brasileiras Bia Haddad Maia e Luisa Stefani vivem momentos opostos no circuito. Enquanto Bia avançou no saibro italiano de Roma tanto em simples quanto em duplas, Stefani amargou mais uma eliminação precoce nesta sexta (12).

Campeãs em Madri no último domingo, Bia e a bielorrussa Victoria Azarenka mantiveram o embalo na estreia no WTA 1000 italiano e venceram a quinta seguida. Elas tiveram pela frente as russas Veronika Kudermetova e Anastasia Pavlyuchenkova, levando a melhor em sets diretos, com parciais de 6/2 e 6/3. 

Bia e Vika se juntaram pela primeira vez para jogar em Madri e formaram uma dupla muito eficiente, vencendo quatro partidas na Caixa Mágica. Além disso, elas superaram uma das rodadas sem precisar jogar e, na final, bateram as principais favoritas, as norte-americanas Coco Gauff e Jessica Pegula.

Já Stefani e a canadense Gabriela Dabrowski foram eliminadas na estreia pela tcheca Marie Bouzkova e norte-americana Bethanie Mattek-Sands por 2/6, 6/2 e 10-8 em 1h22 de partida.

Bia aguarda confronto na 2a fase

Depois de eliminarem Kudermetova e Pavlyuchenkova, a parceria da canhota paulista com a ex-número 1 do mundo terá pela frente quem passar do duelo que de um lado terá a húngara Timea Babos e a cazaque Anna Danilina e do outro as cabeças de chave 7, a norte-americana Asia Muhammad e a mexicana Giuliana Olmos.

O duelo começou bem agitado. As duas duplas confirmaram seus serviços no primeiro game e logo em seguida ocorreram três quebras. Bia e Vika abriram uma vantagem de 4/1 no placar e conseguiram manter a liderança até o final, anotando ainda um novo break no oitavo e último game.

O segundo set foi mais equilibrado, com oportunidades para ambos os lados. As russas tiveram a primeira chance de quebra logo no início, mas não conseguiram convertê-la. Já Bia e Vika perderam duas oportunidades de quebra no quarto e sexto games. No entanto, no oitavo game, as jogadoras conseguiram bater o saque das adversárias e, em seguida, sacaram para fechar o jogo.

Stefani muda foca para Roland Garros

Cabeças 5 em Roma, Stefani e Dabrowski vinham de duas campanhas até as quartas nos primeiros da temporada de saibro na Europa, em Stuttgart e Madri. A paulista de 25 anos é a segunda melhor brasileira e 23ª do mundo no ranking da modalidade, ficando atrás apenas de Bia Haddad Maia, número 1 do país em simples e duplas. Já a experiente Dabrowski, de 31 anos, ocupa o 16º lugar do ranking. O próximo compromisso da parceria será em Roland Garros.

Entre as algozes nesta sexta-feira, a veterana Bethanie Mattek-Sands está com 38 anos e já foi número 1 de duplas. Multicampeã na modalidade, a norte-americana ocupa atualmente o 114º lugar do ranking. Já Bouzkova, de 24 anos, tem como prioridade o circuito de simples, em que ocupa o 38º lugar. As próximas adversárias podem ser a taiwanesa Su-Wei Hsieh e a tcheca Barbora Strycova ou a ucraniana Nadiia Kichenok e a belga Kimberley Zimmermann.

Embora tenham enfrentado três break-points nos dois primeiros games de serviço, Stefani e Dabrowski conseguiram manter o saque durante todo o set inicial. Elas já saíram com quebra acima e liderando por 3/0 e voltariam a quebrar no último game da parcial. Mas o cenário se inverteu no segundo set, em que Bouzkova e Mattek-Sands quebraram três vezes e igualaram a partida.

Durante o match-tiebreak, Bouzkova e Mattek-Sands estiveram praticamente o tempo todo à frente no placar e só precisaram fazer um ponto na devolução, suficiente para que elas abrissem 5-2. Por cinco vezes, Stefani e Dabrowski diminuíram a diferença no placar para apenas um ponto, mas a tcheca e a norte-americana permaneciam impecáveis no saque e consolidaram a virada.


Publicidade