Bia leva a virada de Swiatek

Início    /    Tênis    /    Bia leva a virada de Swiatek
Por Raphael Favilla  •  30 de Abril de 2024

Pela segunda vez disputando as quartas de final de um WTA 1000, a paulista Beatriz Haddad Maia não conseguiu ir além em Madri. Nesta terça-feira, ela teve pela frente a polonesa Iga Swiatek, que saiu atrás no placar, mas fez valer a condição de número 1 do mundo e buscou a virada, fechando o jogo com parciais de 4/6, 6/0 e 6/2, após 2h30 de jogo

Este foi o quarto encontro entre as duas no circuito, com Swiatek levando a melhor pela terceira vez. Bia venceu o primeiro confronto entre elas em Toronto, em 2022, mas perdeu os três seguintes. Além desta partida em Madri, ela também foi derrotada nas semifinais de Roland Garros no ano passado e na United Cup nesta temporada.

Com a campanha até as quartas em Madri, Bia deve subir uma posição no ranking, retornando para o 13º lugar. A única que pode evitar isso e mantê-la na 14ª colocação é a norte-americana Madison Keys, mas apenas se ela vencer o torneio.

Swiatek garantiu sua 15ª semifinal em nível WTA 1000 com a vitória sobre a número 1 do Brasil, um recorde para uma jogadora com menos de 23 anos. Ela aguarda agora a vencedora do confronto entre a tunisiana Ons Jabeur, oitava favorita, e Madison Keys, cabeça de chave 18, podendo ajudar Bia no ranking caso a norte-americana avance na competição.

Bia adotou uma estratégia mais agressiva para tentar neutralizar Swiatek, arriscando mais, mas fez um primeiro set bastante equilibrado. Ela mostrou resiliência nos momentos de pressão, saindo duas vezes de 0-40 para confirmar o serviço, a primeira delas logo no segundo game. Em seguida, teve sua primeira chance de quebra, mas não conseguiu convertê-la.

No quarto game, a paulista foi quebrada de zero, mas continuou lutando e atacando a número 1 do mundo, que por sua vez teve que salvar mais um break-point. Bia permaneceu concentrada e conseguiu bater o saque da rival no sétimo game, empatando em 4/4, em um game disputado.

O momento da partida então ficou com Bia, que aproveitou a oscilação de Swiatek para conseguir uma quebra crucial no nono game, aproveitando o segundo break-point que teve, vindo de uma dupla falta da polonesa. Na sequência, a brasileira confirmou o serviço e fechou o set após 58 minutos de disputa.

Depois de perder um set pela primeira vez no torneio, tendo cedido apenas oito games até então, Swiatek voltou mais concentrada para a segunda parcial, esticou os pontos e freou o ímpeto de Bia. A líder do ranking cortou os erros e passou a dominar as ações, vencendo três quebras seguidas e aplicando um "pneu".

Swiatek continuou dominando e venceu oito games seguidos, abrindo 2/0 no terceiro set. Bia, no entanto, conseguiu devolver a quebra logo em seguida, mas o momento era da polonesa, que foi muito firme depois de perder o primeiro set. Terminando a partida em alta, Swiatek teve 63% de aproveitamento com o saque, enquanto Bia, que perdeu um pouco de rendimento, principalmente na segunda parcial, venceu 46% dos pontos com o serviço.

Foto: Getty Images


Publicidade