Bia leva pneu e cai em Dubai

Início    /    Tênis    /    Bia leva pneu e cai em Dubai
Por Raphael Favilla  •  18 de Fevereiro de 2024

Da mesma forma que ocorreu na semana passada em Doha, Beatriz Haddad Maia não conseguiu passar da rodada de estreia do segundo WTA 1000 da temporada, desta vez em Dubai. A número 1 do Brasil e 14ª do mundo foi eliminada pela italiana Jasmine Paolini, 24ª do ranking, que marcou as parciais de 4/6, 6/4 e 6/0 em 2 horas de partida neste domingo.

Bia tem agora seis vitórias e seis derrotas em doze jogos na temporada. Ela havia começado a série de três semanas de torneios pelo Oriente Médio com uma boa campanha até a semifinal do WTA 500 de Abu Dhabi, mas sofreu duas eliminações precoces nos torneios mais importantes. A paulistana de 27 anos segue agora para os Estados Unidos, onde jogará o WTA 500 de San Diego e, posteriormente, os 1000 de Indian Wells e Miami em março.

A brasileira ainda não conseguiu vencer Paolini no circuito, em três jogos entre elas. Um dos duelos foi em 2016, e o outro foi em outubro do ano passado em Pequim, em seu primeiro jogo depois de um acidente na mão em Guadalajara, tendo pouco tempo de preparação. A italiana agora aguarda a vencedora entre a canadense Leylah Fernandez, 38ª do ranking, ou a norte-americana Bernarda Pera, 83ª colocada e vinda do quali.

Como também havia perdido na primeira rodada do ano passado em Dubai, Bia não tem pontos a defender na próxima semana. É certo que ela ganhará a posição da tcheca Barbora Krejcikova no ranking de 26 de fevereiro, já que a atual campeã não joga este ano por lesão nas costas e perderá 900 pontos. No entanto, as demais jogadoras dessa faixa de ranking podem ultrapassá-la dependendo dos resultados na semana.

No primeiro set, Bia teve um desempenho muito consistente, conquistando uma quebra no game de abertura. A brasileira não enfrentou break-points no set e cedeu apenas cinco pontos em seus games de serviço. Com boa movimentação no fundo de quadra, comandava os pontos com o forehand. Ela fez 11 a 7 nos winners da parcial e cometeu apenas dois erros não-forçados contra 9 da italiana.

No segundo set, Bia começou quebrando novamente e confirmou dois games de zero para abrir 3/1. Continuou sacando bem e mantendo a solidez nos ralis de fundo. No entanto, Paolini iniciou sua reação, devolvendo a quebra no game seguinte. Dois games mais tarde, voltou a quebrar após dois erros e uma dupla falta da brasileira. Paolini fez 9 a 8 nos winners e cometeu apenas sete erros na parcial contra 9 de Bia.

O bom momento de Paolini continuou no terceiro set, e ela logo conseguiu uma quebra acima. Bia não era tão consistente como no início do jogo, colocava poucos primeiros serviços em quadra, cometia mais erros não-forçados e permitia que a rival jogasse mais perto da linha de base e atacasse seu revés. A italiana voltou a quebrar com dois winners de devolução e fez 4/0 para continuar dominando a partida. Ela aplicou um 'pneu' e terminou o jogo vencendo dez games seguidos. Bia fez um winner a mais, 21 a 20, e cometeu 17 erros contra 16, mas aproveitou apenas um dos seis break-points que teve e sofreu cinco quebras.

Foto: WTA Tour

Publicidade