Bia não se encontra, e Alemanha vence a primeira

Início    /    Tênis    /    Bia não se encontra, e Alemanha vence a primeira
Por Raphael Favilla  •  12 de Abril de 2024

No primeiro duelo do confronto entre Brasil e Alemanha válido pelo Qualifiers da Billie Jean King Cup, Beatriz Haddad Maia não conseguiu encontrar seu melhor jogo diante de Laura Siegemund. Mesmo diante de uma vibrante torcida, que lotou o Ginásio do Ibirapuera em São Paulo, a alemã superou a número 1 brasileira em sets diretos, parciais de 6/4 e 6/2, após 1h50 de confronto. Em confrontos da BJK Cup, a paulistana de 27 anos tem agora 18 vitórias e dez derrotas.

Esta é a terceira vez em quatro anos que Brasil e Alemanha medem forças pela Billie Jean King. Derrotado nas duas ocasiões, em Florianópolis (2020) e Stuttgart (2023), o time brasileiro apostas nos aprendizados tirados de cada ocasião para enfim conseguir superar as alemãs. 

Número 85 do ranking no momento, Siegemund já foi 27ª de simples e tem título no saibro do 500 de Stuttgart, em 2017. Nos quatro duelos contra Bia, ganhou os dois primeiros lá em 2013 e foi superada na altitude de Bogotá, em 2019. Nesta sexta-feira, marcou a terceira vitória sobre a brasileira e o primeiro ponto da Alemanha no confronto da BJK Cup.

Ainda nesta sexta, Laura Pigossi tentará igualar o placar contras as alemãs. A paulista encara a experiente Tatjana Maria. Como é regra na Billie Jean King Cup, o sábado começa às 15 horas com o duelo entre as números 1 e então Bia enfrentará Maria, seguindo-se Pigossi e Siegemund.

No primeiro game do jogo, Bia entrou um pouco desconcentrada e teve seu saque quebrado após quatro erros não forçados. Com faixas e bandeiras, a torcida paulistana apoiava a jogadora da casa, que devolveu a quebra no game seguinte depois de desperdiçar dois break-points.

Siegemund quebrou Bia novamente no quinto game e depois confirmou o saque abrindo 4/2 no primeiro set. A paulista venceu os dois games seguintes, igualou a parcial e levantou a torcida.

Mas novamente não conseguiu pular à frente do placar e sofrer a terceira quebra. Sacando para o set, Laura abriu 40-0. Aos gritos de "vamos virar, Bia", a torcida empurrou a paulista, que salvou três set points e igualou o game. Na sequência, com dois pontos bem jogados, a alemã fechou o set.

Depois do intervalo, Bia foi quebrada mais uma vez no início do segundo set. Confiante, Siegemund colocava a bola em quadra, enquanto Haddad Maia acumulava erros não forçados. Rapidamente Laura abriu 4 a 0, deixando a torcida, antes empolgada, desacreditada. 

Depois, ambas as tenistas confirmaram seus saques e o duelo chegou ao final, com a alemã marcando 6/2 sobre Bia.

Brasil x Alemanha é um dos oito duelos do qualificatório deste final de semana, que dá vaga na fase decisiva da competição, chamada de Finals. Os oito vencedores se juntarão aos quatro países previamente classificados para a final: o atual campeão Canadá, a atual vice Itália, a convidada Espanha e a convidada República Tcheca.

Quem perder neste fim de semana, disputará a repescagem em novembro, que agrupa também os oito vencedores dos grupos zonais.

Foto: Luiz Candido/CBT


Publicidade