Bia retorna ao top 20 e estreia no Elite Trophy nesta madrugada

Início    /    Tênis    /    Bia retorna ao top 20 e estreia no Elite Trophy nesta madrugada
Por Raphael Favilla  •  23 de Outubro de 2023

Uma semana após deixar o top 20, Beatriz Haddad Maia já voltou a figurar na lista das 20 melhores do mundo. Nesta segunda-feira, ela contou com as quedas da francesa Caroline Garcia e da bielorrussa Victoria Azarenka para ganhar duas colocações e aparecer no 19º lugar. A paulista estreia no WTA Elite Trophy na madrugada desta terça-feira, não antes das 04h de Brasília. 

O torneio, que será realizado no piso duro chinês de Zhuhai reúne as tenistas que mais pontuaram na temporada na faixa do ranking que vai da 9ª colocação à 20ª. Ou seja, as 12 melhores tenistas que não conseguiram vaga para o Finals de Cancún. Com transmissão ao vivo do Star+, Bia encara na estreia a norte-americana Madison Keys, 11 do mundo. 

O Elite Trophy dá excelentes 700 pontos para a campeã e é disputado em duas fases distintas. A fase de grupos dividiu as 12 participantes em quatro grupos e Bia Haddad terá, além de Madison Key, a francesa Caroline Garcia pelo caminho. Apenas a campeã de cada chave avança para a semifinal. As três estão no Grupo Camélia.

O Grupo Azaleia ficou com Barbora Krejcikova, Daria Kasatkina e Magda Linette, enquanto o Grupo Orquídea terá Jelena Ostapenko, Qinwen Zheng e Donna Vekic. Já o Grupo Rosa é formado por Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova e Lin Zhu.

Bia tem no momento 2210 pontos no ranking, 565 a menos do que a tcheca Barbora Krejcikova, atual número 10 da WTA, que também está na disputa em Zhuhai. Dependendo dos resultados, Bia tem chance de voltar ao top 10 se for campeã.

Bia e Kudermetova juntas nas duplas

Pela chave de duplas, Bia e Kudermetova lideram o Grupo Lírio. Na mesma chave estão a dupla chinesa de Xinyu Jiang e Qianhui Tang, além da parceria da georgiana Oksana Kalashnikova com a russa Yana Sizikova. Já o Grupo Primavera é liderado pela indonésia Aldila Sutjiadi e a japonesa Miyu Kato. Elas enfrentam a norueguesa Ulrikke Eikeri e a ucraniana Lyudmyla Kichenok e também as chinesas Yifan Xu e Xiyu Wang.

O WTA Elite não era disputado desde 2019, quando foi vencido pela atual número 1 do mundo Aryna Sabalenka. Outras campeãs foram Ashleigh Barty, Venus Williams, Petra Kvitova e Julia Goerges.

A programação de jogos deve ser definida nesta segunda-feira pelos organizadores.


Publicidade