Uma semana após deixar o top 20, Beatriz Haddad Maia já voltou a figurar na lista das 20 melhores do mundo. Nesta segunda-feira, ela contou com as quedas da francesa Caroline Garcia e da bielorrussa Victoria Azarenka para ganhar duas colocações e aparecer no 19º lugar. A paulista estreia no WTA Elite Trophy na madrugada desta terça-feira, não antes das 04h de Brasília.
O torneio, que será realizado no piso duro chinês de Zhuhai reúne as tenistas que mais pontuaram na temporada na faixa do ranking que vai da 9ª colocação à 20ª. Ou seja, as 12 melhores tenistas que não conseguiram vaga para o Finals de Cancún. Com transmissão ao vivo do Star+, Bia encara na estreia a norte-americana Madison Keys, 11 do mundo.
O Elite Trophy dá excelentes 700 pontos para a campeã e é disputado em duas fases distintas. A fase de grupos dividiu as 12 participantes em quatro grupos e Bia Haddad terá, além de Madison Key, a francesa Caroline Garcia pelo caminho. Apenas a campeã de cada chave avança para a semifinal. As três estão no Grupo Camélia.
O Grupo Azaleia ficou com Barbora Krejcikova, Daria Kasatkina e Magda Linette, enquanto o Grupo Orquídea terá Jelena Ostapenko, Qinwen Zheng e Donna Vekic. Já o Grupo Rosa é formado por Liudmila Samsonova, Veronika Kudermetova e Lin Zhu.
Bia tem no momento 2210 pontos no ranking, 565 a menos do que a tcheca Barbora Krejcikova, atual número 10 da WTA, que também está na disputa em Zhuhai. Dependendo dos resultados, Bia tem chance de voltar ao top 10 se for campeã.
Pela chave de duplas, Bia e Kudermetova lideram o Grupo Lírio. Na mesma chave estão a dupla chinesa de Xinyu Jiang e Qianhui Tang, além da parceria da georgiana Oksana Kalashnikova com a russa Yana Sizikova. Já o Grupo Primavera é liderado pela indonésia Aldila Sutjiadi e a japonesa Miyu Kato. Elas enfrentam a norueguesa Ulrikke Eikeri e a ucraniana Lyudmyla Kichenok e também as chinesas Yifan Xu e Xiyu Wang.
O WTA Elite não era disputado desde 2019, quando foi vencido pela atual número 1 do mundo Aryna Sabalenka. Outras campeãs foram Ashleigh Barty, Venus Williams, Petra Kvitova e Julia Goerges.
A programação de jogos deve ser definida nesta segunda-feira pelos organizadores.