Bia se despede do US Open

Início    /    Grand Slam    /    Bia se despede do US Open
Por Raphael Favilla  •  04 de Setembro de 2022

A brasileira Bia Haddad Maia e a cazaque Anna Danilina deram adeus à disputa da chave de duplas do US Open neste domingo. A parceria, vice-campeã do Australian Open no início do ano, foi derrotada nas oitavas de final pela americana Nicole Melichar-Martinez e a australiana Ellen Perez por 2 sets a 0, com um duplo 6/3.

Depois de duas vitórias nas rodadas iniciais, Bia e Danilina recebem 240 pontos no ranking de duplas da WTA e dividem a premiação de US$ 56.400. Elas estão atualmente no oitavo lugar na corrida por uma vaga no WTA Finals. Além disso, a paulista de 26 anos e 23ª colocada tem chance de aparecer entre as 20 melhores dom mundo nos dois rankings após o torneio. Em simples, Bia é a núemro 15 do mundo.

Algozes de Bia e Danilina neste domingo, Perez e Melichar-Martinez fizeram uma excelente preparação para o US Open. Elas chegaram às finais dos WTA 1000 de Toronto e Cincinnati, ale´m de conquistarem o WTA 250 de Cleveland. As próximas rivais serão a belga Kirsten Flipkens, que encerrou recentemente a carreira de simples, a espanhola Sara Sorribes.

Melichar e Perez não sofreram quebras na partida

O duelo pelas oitavas de final começou equilibrado, mas no quarto game, com Perez brilhando na rede, as rivais de Bia e Danilina chegaram à primeira quebra da partida, abrindo 4 a 1 na sequência. 

Quando Bia e Danilina perdiam por 5/2, salvaram dois set-points com a cazaque no serviço e a brasileira na rede. Bia começou o game errando um voleio, mas terminou com uma atuação decisiva para que sua dupla confirmasse o game de serviço. Sacando para o set, Melichar e Perez escaparam de mais um break-point e fecharam a parcial.

Logo na abertura do segundo set, Bia e Danilina reverteram um 0-40, mas elas não conseguindo ameaçar o serviço das adversárias. Melichar e Perez conseguiram quebrar no sétimo game e fizeram 4/3. Ainda que Danilina vencesse algumas disputas do fundo de quadra, ela e Bia não teriam chances de devolver a quebra. E a brasileira voltaria a perder o saque no último game da partida.

Fonseca é eliminado no Juvenil

Outro a se despedir do US Open neste domingo foi João Fonseca. Único brasileiro na chave juvenil do slam nova-iorquino, o carioca de 16 anos foi superado ainda na primeira rodada do torneio. Vitória do tcheco Jakub Nicod, cabeça 11 do torneio e atual 17º do ranking, que marcou as parciais de 5/7, 7/6 (7-5) e 6/1 em 2h21 de partida.

Esta foi a terceira participação de João Fonseca em um Grand Slam juvenil. Ele havia chegado às oitavas de final de Roland Garros e à segunda rodada de Wimbledon. O tenista aparece atualmente com o melhor ranking da carreira, ocupando agora o 38º lugar na lista da Federação Internacional. Entre os nascidos em 2006, é o terceiro no ranking.

Diante de um rival dois anos mais velho e já na última temporada de juvenil, Fonseca sentiu o desgaste físico durante o terceiro set. Ele pediu atendimento para dores na posterior da coxa esquerda quando já perdia por 3/0. E no último game da partida, com ainda mais limitações na movimentação, chegou a ser advertido pelo árbitro por exceder o tempo até ficar pronto para receber os saques do adversário. Ele até foi punido com a perda de um ponto.


Foto: USTA


Publicidade