Kyrgios, enfim, se consolida

Início    /    Grand Slam    /    Kyrgios, enfim, se consolida
Por Raphael Favilla  •  05 de Setembro de 2022

Ao que parece, Nick Kyrgios não vive mais só de polêmicas. O talento indiscutível do australiano começa a se sobressair sobre suas atitudes questionáveis, dentro e fora das quadras. E agora, enfim, começa a se consolidar como um dos grandes tenistas do circuito.

Na noite deste domingo (4), Kyrgios venceu o russo Daniil Medvedev pelas oitavas de final do US Open. Em 3 sets a 1, parciais 7/6 (11), 3/6, 6/3 e 6/2, derrubou o rival na disputa e do topo do ranking. Como defendia o título, e consequentemente os 2000 pontos de 2021, o russo perderá 1.820 vai deixar o posto de número 1.

"Eu ainda estou tentando descobrir. Tentando trabalhar duro todos os dias, fazer cada treinamento valer a pena. Tenho uma grande namorada, que me ajuda muito, e um preparador físico que me deixa muito bem como um cavalo", afirmou Kyrgios na quadra sobre o que mudou para os bons resultados de 2022.

Na terça-feira, Kyrgios buscará a segunda semifinal de Grand Slam da carreira diante de outro russo, Karen Khachanov, contra quem tem uma vitória e uma derrota em jogos dificílimos. O australiano vem do vice-campeonato em Wimbledon e do título de simples e de duplas no ATP 500 de Washington. Nas outras oito participações no US Open, ele jamais havia superado a terceira rodada.

Como já sabemos, o atual campeão Medvedev deixará a liderança do ranking quando o US Open acabar, superado já pelo espanhol Rafael Nadal, mas também pode ainda ser ultrapassado pelo norueguês Casper Ruud, o espanhol Carlos Alcaraz e o britânico Cameron Norrie. O número 1 permanece em disputa entre Nadal, Ruud e Alcaraz. Número 25 do momento, Kyrgios tem chance de saltar para o 18º e ficar perto de seu recorde pessoal, que foi o 13º.

De acordo com Medvedev, a sua derrota no US Open foi dolorida, mas não escondeu a atuação de gala de Kyrgios nas oitavas de final: "Foi uma partida de alto nível", disse Medvedev. "Ele jogou muito bem em Montréal também. Nick tem um jogo um pouco diferente, mas na minha opinião hoje mostrou um nível incrível, o mesmo de Novak e Rafa. Seu saque é incrível, mas também joga bem da linha de base e tem todos os golpes. Se jogar assim até o final, tem todas as chances de ganhar, mas vai ter adversários difíceis, então não é certo”, acrescentou o russo.

O jogo

O primeiro set teve grande importância para o andamento da partida e foi de alto nível técnico. Medvedev surpreendeu ao se posicionar bem mais perto da linha de base tanto na devolução como nas trocas de bola, já que havia perdido três dos quatro duelos anteriores, incluindo a recente segunda rodada do Masters de Montréal.

Mas a adaptação foi difícil e ele salvou logo de cara dois break-points antes de ser quebrado no sexto game. Kyrgios no entanto não sacou bem e viu um adversário empenhado na recuperação. Com pontos bem disputados, onde a maior parte do tempo Kyrgios atacou e Medvedev se defendeu, a definição acabou num longo tie-break onde os dois tiveram chances. O australiano abriu 4-1 e sacou com 5-3, mas Medvedev reagiu de novo e teve três chances de fechar, uma delas com o serviço, o que o irritou muito. Depois foi a vez de Kyrgios desperdiçar três chances, até que enfim finalizou.

O esforço custou muito ao australiano, que despencou de consistência e viu Medvedev dominar o segundo set até 5/1, quando então sofreu uma quebra, o que foi insuficiente para alguma reviravolta. Disposto a encurtar ainda mais os pontos e abusar do seu talento, Kyrgios arriscava cada vez e protagonizou um dos lances mais bizarros do tênis profissional, ao buscar de voleio uma bola totalmente morta do outro lado da quadra, o que teria lhe dado um break-point. Ao invés de se abalar, ele jogou ainda melhor e tirou o serviço seguinte de Medvedev, disparando para a vitória no terceiro set.

Saques poderosos, grande agilidade na rede e pressão constante sobre o russo permitiram que Kyrgios obtivesse a quebra no terceiro game do quarto set. Um saque fulminante evitou break-point importante no game seguinte - e isso imediatamente após levar advertência por obscenidade audível - e abriu o caminho para a classificação.

Foto: Diego Souto/Quality Sport Images/Getty Images

Publicidade