Bia vence mais uma em San Diego

Início    /    Tênis    /    Bia vence mais uma em San Diego
Por Raphael Favilla  •  14 de Setembro de 2023

Depois de ter vencido em três sets sua partida de estreia no WTA 500 de San Diego, Beatriz Haddad Maia venceu mais um jogo longo. Ela ficou em quadra por 3h05 contra a ucraniana Marta Kostyuk, 45ª do ranking. Bia precisou mostrar poder de reação para virar a primeira parcial, deixou escapar a chance de fechar em sets diretos, mas recuperou o domínio da partida no terceiro set até fechar o jogo com parciais de 7/5, 6/7 (3-7) e 6/2.

Número 1 do Brasil e 20ª do mundo, Bia já está recuperando duas posições no ranking com a campanha até as quartas em San Diego, que rende 100 pontos no ranking. O torneio na Califórnia dá 470 pontos à campeã, o que poderia levar a paulistana de volta ao 16º lugar.

Nas quartas de final, Bia enfrentará a tcheca Barbora Krejcikova, que é a número 13 do ranking e venceu a ucraniana Anhelina Kalinina por 6/3 e 6/2. Krejcikova venceu os dois confrontos anteriores contra Bia, o primeiro em 2016 e o segundo no ano passado, em Talín, na Estônia. O reencontro acontece às 21h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira.

Bia comentou sobre o emocional exigido durante o jogo: "Foi um jogo que exigiu muito do meu emocional. Tive altos e baixos e não saquei tão bem, mas como eu já disse, mesmo quando você não se sente confortável e sente a pressão, você precisa encontrar um jeito de ganhar. Eu tentei lutar até o fim e me manter forte mentalmente."

A partida começou com Kostyuk mostrando um desempenho melhor, confirmando seus games de serviço com mais facilidade, enquanto Bia passava por dificuldades em seu saque. A ucraniana chegou a liderar por 5/3 no primeiro set, mas Bia conseguiu uma reviravolta incrível, salvando três set points quando Kostyuk sacava para fechar o set. A brasileira então quebrou o serviço da ucraniana duas vezes, vencendo quatro games seguidos para levar o set.

O segundo set viu Bia mantendo seu desempenho sólido nos serviços até o 4/4, quando permitiu a quebra que permitiu a Kostyuk empatar o set. Apesar de ter outra oportunidade de quebra, Bia não conseguiu fechar o jogo e perdeu o tie-break.

No set decisivo, Bia começou com uma quebra e rapidamente abriu 3/0. Ela continuou a pressionar o serviço de Kostyuk e manteve sua vantagem, fechando o set e o jogo com uma quebra final.

A partida foi marcada por 13 quebras de serviço no total, com Bia liderando por 8 a 5, e 27 break points disputados. Kostyuk liderou em aces, com 5 a 3, e em winners, com 30 a 22, mas também cometeu mais erros não-forçados, 43 a 33. Cada jogadora fez 8 duplas faltas.


Publicidade