Bia vence Rybakina e vai colar no top10

Início    /    Tênis    /    Bia vence Rybakina e vai colar no top10
Por Raphael Favilla  •  10 de Fevereiro de 2023

Beatriz Haddad Maia segue escrevendo seu nome na história do tênis nacional. A paulista bateu a atual número 10 do mundo e vice-campeã do Australian Open deste ano, a cazaque Elena Rybakina, em três sets e está na semifinal do WTA 500 de Abu Dhabi.

Bia fechou o duelo com parciais de 3/6, 6/3 e 6/2, em 2h06 de jogo, em confronto duríssimo contra a cazaque, a melhor sacadora do circuito atualmente. Contra a brasileira, foram incríveis 19 aces.

Nas semifinais, a canhota paulista terá pela frente a suíça Belinda Bencic. Será o terceiro duelo entre elas. A brasileira venceu em Toronto e perdeu em Sydney, ambos no ano passado.

Com a campanha desta semana, Bia vai alcançar seu melhor ranking na próxima semana. Atual 14 do mundo, ela está subindo provisoriamente para o 12º lugar, mas ainda pode ser ultrapassada por Ludmila Samsonova, se ela não vencer mais e a russa conquistar o título em Abu Dhabi.

A partida foi muito equilibrada, com cada ponto sendo muito disputado. Rybakina conseguiu ser um pouco mais firme e consistente no início da partida, e teve as duas primeiras chances de quebra, no quarto game, ambas evitadas por Bia.

No game seguinte que, Bia conseguiu seu único break-point na primeira parcial, evitado com grande saque da rival.

A paulista voltou a ter o saque ameaçado no sexto game, quando enfrentou 15-40 e chegou a salvar o primeiro break-point, mas não resistiu ao segundo e acabou levando a quebra. Sacando muito bem, com 73% de aproveitamento, Rybakina não deu chances na sequência, venceu todos os pontos com o serviço e fechou o primeiro set.

Na segunda parcial, Bia começou salvando um break-point no primeiro game. Ela pressionou Rybakina no quarto, embora sem ter chance de quebra. No sexto, enfim Bia conseguiu superar o saque da rival e pela primeira vez liderou o placar. Ao confirmar seus dois próximos games de serviço, a brasileira empatou o jogo e levou a decisão para o terceiro set.

Aproveitando o melhor momento em quadra, que veio com um pouco mais de agressividade nos pontos, Bia abriu a parcial decisiva com uma quebra logo de cara. Mantendo o alto nível de tênis, a brasileira anotou nova quebra para sacar em 5/2, confirmando o game sem sustos e assim selando uma grande vitória de virada.


Publicidade