Melhor impossível: a volta de Carlos Alcaraz ao circuito foi perfeita. Em seu primeiro torneio na temporada, o número 2 do mundo conquistou neste domingo o ATP 250 de Buenos Aires, superando na final o britânico Cameron Norrie, 12º do ranking, por 6/3 e 7/5 em 1h33 de partida.
Recuperado da lesão na perna direita, que o tirou do Australian Open, Alcaraz só perdeu um set durante a semana em Buenos Aires. Isso aconteceu ainda na estreia, contra o sérvio Laslo Djere, quando a evidente falta de ritmo, além das condições mais lentas e úmidas de uma partida noturna proporcionaram um jogo de ralis longos e com mais erros por parte do espanhol.
Este já é o sétimo título de ATP na carreira de Alcaraz, que disputou a nona final da carreira. Cinco dessas conquistas foram no saibro, além dos troféus do US Open e do Masters 1000 de Miami no piso duro. O próximo compromisso do ex-líder do ranking será o Rio Open, na semana que vem, e ele tentará defender o título do ATP 500. Ele estreia contra o convidado paulista Mateus Alves. Norrie também virá ao Brasil e enfrenta um tenista do quali.
O vice-campeão Norrie disputou sua 13ª final no circuito da ATP e segue com quatro títulos. Canhoto de 27 anos, o britânico tem apenas uma conquista no saibro, obtida no ano passado em Lyon. Ele está perdendo uma posição no ranking, já que defendia o título de Delray Beach nesta semana.
O chaveamento do Rio Open, maior torneio da América Latina, colocou Alcaraz, atual campeão do torneio carioca, diante do paulista de São José do Rio Preto, Mateus Alves, número 554 do mundo.
O quinto duelo entre Daniil Medvedev e Jannik Sinner terminou com mais uma vitória do ex-número 1 do mundo, que manteve o retrospecto perfeito diante do jovem italiano. Medvedev conquistou neste domingo seu 16º título na carreira, ao superar Sinner por 5/7, 6/2 e 6/2 em uma final com 2h27 de duração no ATP 500 de Roterdã.
Aos 27 anos, Medvedev disputou sua 28ª final de ATP. Seu título mais recente havia sido conquistado no fim do ano passado em Viena. O russo ocupa atualmente na 11ª posição do ranking e voltará ao top 10 e aparecerá no oitavo lugar na segunda-feira. Ele chegou a liderar a classificação por 16 semanas no ano passado, sendo 13 delas consecutivas.
O resultado também acabou com uma série de sete vitórias seguidas de Sinner em quadras e cobertas na Europa. O italiano de 21 anos e 14º do ranking vinha da conquista de seu sétimo ATP em Montpellier.