O Rio Open divulgou a programação do primeiro dia de evento no Jockey Club. Nesta segunda, dois brasileiros entram em ação nas quadras de saibro para suas partidas de estreia no ATP 500 carioca.
O convidado de 16 anos João Fonseca vai abrir a programação da Quadra Guga Kuerten às 16h30 (de Brasília). Em sua primeira experiência no nível ATP, o jovem carioca desafia o eslovaco Alex Molcan, cabeça 9 do evento e número 51 do mundo.
Na sequência, a partir das 19h, será a vez do cearense Thiago Monteiro entrar em quadra. O número 1 do Brasil e 78º do ranking terá um confronto inédito contra o austríaco Dominic Thiem, ex-top 3 e atual 99º colocado. Thiem venceu a edição de 2017 do torneio.
A quadra principal ainda recebe a partida entre o italiano Lorenzo Musetti, cabeça 3, e o chileno Nicolas Jarry. Outros três jogos de simples acontecem nas quadras externas.
Confira a programação completa:
Quadra Guga Kuerten - 16h30
[9]Alex Molcan (ESL) vs. [C]João Fonseca (BRA)
Não antes de 19h
[RP]Dominic Thiem (AUT) vs. Thiago Monteiro (BRA)
[3]Lorenzo Musetti (ITA) vs. [Q]Nicolas Jarry (CHI)
Quadra 1 - 16h30
Pedro Martinez (ESP) vs. Cristian Garin (CHI)
Laslo Djere (SER) vs. [Q]Facundo Bagnis (ARG)
Quadra 2 - 16h30
João Sousa (POR) vs. [RP]Hugo Dellien (BOL)
O gaúcho Eduardo Ribeiro fez um jogo duro, neste domingo, com o francês Hugo Gaston, mas foi derrotado na última rodada do qualifying do Rio Open. Gaston venceu por 6/2 e 7/6 (4), e entrou na chave principal.
Os outros classificados foram os chilenos Nicolas Jarry e Tomas Barrios Vera, e o argentino Facundo Bagnis. Jarry venceu o argentino Juan Manuel Cerundolo (ARG) por 6/2 e 6/3, e Vera eliminou o também chileno Alejandro Tabilo por um duplo 6/4.
Já Bagnis garantiu sua vaga com a vitória sobre o alemão Yannick Hanfmann (ALE) por 7/6 (6) e 6/3. Cerundolo também acabou garantindo um lugar na chave como lucky loser com a desistência do argentino Federico Coria, que sentiu uma lesão no ombro direito.
Pelo quali de duplas, o sérvio Nikola Cacic e o italiano Andrea Pellegrino ficaram com a vaga ao vencerem os brasileiros Mateus Alves e João Fonseca por 6/4 e 6/2.