Brasil cai em difícil grupo na Davis

Início    /    Tênis    /    Brasil cai em difícil grupo na Davis
Por Raphael Favilla  •  19 de Março de 2024

Foi realizado nesta terça-feira o sorteio da fase de grupos da Copa Davis. E o Brasil já conhece seus adversários.

A equipe, liderada por Jaime Oncins, enfrentará a difícil tarefa de encarar a Itália, atual campeã do tradicional torneio entre nações do tênis mundial.

Além dos italianos, o Brasil estará no mesmo grupo da Bélgica e da Holanda. As partidas estão agendadas para ocorrer entre 10 e 15 de setembro na Unipol Arena, na cidade de Bolonha. Os dois primeiros colocados avançam para a fase final, programada para acontecer de 19 a 24 de novembro em Málaga.

A Itália, principal equipe do Grupo A, não enfrenta o Brasil na Davis desde 1993, quando Oncins ainda era jogador. Naquela ocasião, ao lado de Luiz Mattar, Cássio Motta e Fernando Roese, viu a equipe nacional ser derrotada por 4 a 1. Ao longo do tempo, foram quatro confrontos entre os dois países, com dois triunfos para cada lado.

Em relação à Bélgica, foram dois encontros nos últimos 10 anos, ambos com vitórias belgas. Um deles foi em solo belga, em Ostend, e o outro em Belo Horizonte. No retrospecto geral, a Bélgica venceu quatro vezes e o Brasil não obteve nenhuma vitória.

Completando o grupo, a Holanda nunca enfrentou o Brasil na Copa Davis, marcando o primeiro confronto entre as duas nações. Até então, o time brasileiro apenas jogou contra as Antilhas Holandesas em 2005, vencendo a série por 5 a 0.

Veja como ficaram os grupos da Copa Davis:

Grupo A (Bolonha, Itália)
– Itália
– Holanda
– Bélgica
– Brasil

Grupo B (Valência, Espanha)
– Austrália
– República Tcheca
– França
– Espanha

Grupo C (Zhuhai, China)
– Alemanha
– EUA
– Eslováquia
– Chile

Grupo D (Manchester, Grã-Bretanha)
– Canadá
– Finlândia
– Grã-Bretanha
– Argentina


Publicidade