Brasil pode conquistar título inédito em Nova York

Início    /    Grand Slam    /    Brasil pode conquistar título inédito em Nova York
Por Raphael Favilla  •  09 de Setembro de 2022

Jade Lanai chegou à final da categoria juvenil em Nova York e busca um título inédito para o Brasil na modalidade tênis em cadeira de rodas. A jovem brasiliense de 17 anos superou nesta sexta-feira (9) a atleta local Maylee Phelps, principal cabeça de chave, por 6/7 (3-7), 6/1 e 6/1.

A adversária de Lanai na decisão virá da partida entre a japonesa Yuma Takamuro e a britânica Ruby Bishop. Além disso, a brasileira joga duplas ao lado de Maylee Phelps. Elas são cabeças 1 em Nova York e estreiam contra a britânica Ellie Robertson e a japonesa Yuma Takamuro.

Jade Lanai é a atual número 4 no ranking mundial juvenil da modalidade e 57ª na categoria adulta. A tenista já participou do tradicional evento infanto-juvenil Les Petits As, na França, também defendeu o Brasil em duas edições da Copa do Mundo por equipes, na Itália no ano passado e em Portugal neste ano. Há duas semanas, disputou a Copa das Federações, no Centro de Treinamento Paralímpico em São Paulo.

Esta é a primeira vez que um Grand Slam tem uma categoria juvenil no torneio de tênis em cadeira de rodas. Mas o Brasil já esteve em duas finais de Grand Slam na modalidade, ambas com o catarinense Ymanitu Silva no saibro de Roland Garros.

Ymanitu esteve nas finais de duplas em 2019 e 2022 na divisão Quad, destinada aos jogadores com deficiência em pelo menos um membro superior. O catarinense de 39 anos é o número 8 do ranking de sua divisão e ficou a uma posição de entrar na chave do US Open.


Publicidade