Brasileiros avançam nas duplas em Melbourne

Início    /    Grand Slam    /    Brasileiros avançam nas duplas em Melbourne
Por Raphael Favilla  •  16 de Janeiro de 2024

A terça-feira em Melbourne foi de bons resultados para os brasileiros. 

A dupla da paulista Beatriz Haddad Maia e a norte-americana Taylor Townsend estreou com vitória no Australian Open, vencendo a eslovaca Tereza Mihalikova e a chinesa Yifan Xu por 7/5 e 6/2.

A partida foi equilibrada no primeiro set, com as duas parcerias trocando quebras. Bia e Townsend chegaram a estar duas vezes atrás no placar, mas conseguiram reagir no tiebreak, vencendo por 9 a 7.

O segundo set foi dominado pela dupla da brasileira, que abriu 4 a 0 logo no início. Bia teve o serviço quebrado, mas a diferença no placar já era confortável e elas conseguiram fechar a partida com tranquilidade.

Com a vitória, Bia e Townsend avançam para a segunda rodada do Australian Open, onde enfrentarão a russa Mirra Andreeva e sua parceira búlgara Viktoriya Tomova ou a parceria da russa Anna Blinkova com a bielorrussa Aliaksandra Sasnovich.

Rafael Matos e Nicolas Barrientos sofrem mas avançam

Já dupla formada pelo gaúcho Rafael Matos e pelo colombiano Nicolas Barrientos precisou suar mais para avançar em Melbourne. Eles precisaram virar o duelo contra o indiano Yuki Bhambri e o holandês Robin Haase por 1/6, 7/6 (10-8) e 7/6 (9-7) para superar a estreia do Aberto da Austrália.

Os sul-americanos começaram mal no jogo, vencendo apenas 41% dos pontos de saque no primeiro set e não passando de 20% de aproveitamento na devolução. Com duas quebras seguidas logo de cara, Bhambri e Haase abriram confortável vantagem de 5/0 e não tiveram dificuldade para abrir 1 a 0.

Para complicar ainda mais, Bhambri e Haase abriram a segunda parcial com quebra, mas o brasileiro e o colombiano não desistiram e seguiram firmes, devolvendo o break em seguida. Eles chegaram a abrir 4/2, mas perderam o saque em seguida. Sem novas quebras, a decisão foi para o tiebreak, em que Matos e Barrientos salvaram os dois primeiros match-points.

No terceiro e decisivo set, Matos e Barrientos quase quebraram no primeiro game, com os rivais saindo de 0-40 para confirmar. Mais tarde, foi a vez dos sul-americanos reverterem 0-40 com o saque, só que desta vez eram também três match-points contra. Veio então mais um tiebreak equilibrado, no qual o braisleiro o o colombiano levaram a melhor no detalhe e ficaram com a vitória.

Com a vitória, Matos e Barrientos avançam para a segunda rodada do Australian Open, onde enfrentarão os cabeças de chave 9, o britânico Jamie Murray e o neozelandês Michael Venus, ou o uruguaio Ariel Behar e o tcheco Adam Pavlasek.


Foto: Andrew Eichenholz/ATP


Publicidade