Chileno Tabilo e australiana Tomljanovic vencem torneios no Brasil

Início    /    Tênis    /    Chileno Tabilo e australiana Tomljanovic vencem torneios no Brasil
Por Raphael Favilla  •  27 de Novembro de 2023

O chileno Alejandro Tabilo e a australiana Ajla Tomljanovic conquistaram, neste domingo (26), os títulos dos torneios de tênis Aberto da República e WTA 125 de Florianópolis, respectivamente.

Tabilo, 106º no ranking da ATP, derrotou o argentino Roman Burruchaga, 211º, na final do Aberto da República por 6/3 e 7/6, em 1h43 de partida. Foi a maior conquista do chileno na carreira, que já conta com outros quatro títulos de Challenger, só que de menor pontuação.

“Não me inscrevi na chave e tive que jogar o qualifying. Foi uma semana incrível, em que tudo deu certo, foi uma ótima final contra o Roman e estou feliz de encerrar o ano com essa conquista”, afirmou Tabilo.

Com o título, Tabilo somou 100 pontos e deve subir 20 posições no ranking desta segunda-feira (27), saltando da 106ª posição para a 86ª, além dos US$ 17,650 em premiação. Pelo vice-campeonato, Burruchaga levou US$ 10,380 e 60 pontos, passando da 211ª colocação para 174ª.


Foto: Cristiano Andujar / Mundo Tênis Open

Já Tomljanovic, ex-top 40 do mundo, derrotou a argentina Martina Taborda, 231ª, na final do WTA 125 de Florianópolis por 6/1 e 7/5. Foi o primeiro título da australiana na carreira, que já havia sido vice-campeã em quatro torneios do circuito mundial.

“Foi uma semana incrível. Difícil, mas incrível. As primeiras partidas exigiram muito fisicamente de mim. Estou muito orgulhosa por ter seguido em frente. Fui melhorando a cada jogo e é definitivamente um grande prêmio jogar neste nível na parte final da temporada”, destacou Tomljanovic.

Jogando sua primeira final de WTA desde fevereiro de 2019, Ajla foi dominante no primeiro set. A australiana quebrou o saque da argentina três vezes e fechou a parcial em 6/1. No segundo set, Tomljanovic continuou jogando muito bem e cometendo menos erros do que a adversária. Taborda até tentou uma reação quando a australiana jogava para fechar a partida, mas não conseguiu evitar a derrota por 7/5.

Tomljanovic deu enorme salto no ranking após a conquista. Buscando recuperação após perder quase toda a temporada por causa de lesão, a tenista de 30 anos de idade, que chegou a ser 32ª do mundo, ganhou 261 lugares nesta segunda-feira, indo para a 282ª colocação.

A vice Martina Taborda alcançará o melhor ranking de sua carreira e ficará perto das 150 melhores ao disputar sua primeira final de WTA 125. “Estou muito feliz por todas as pessoas que vieram e torceram por mim, e satisfeita com toda a semana. Estou feliz por estar jogando nesse nível e agora é continuar trabalhando”, comentou Taborda.

Foto de capa: Tabilo levanta troféu em Brasíla / Crédito: Luiz Candido/CBT


Publicidade