Clássico é clássico! Take it easy...

Início    /    Domingos Venâncio    /    Clássico é clássico! Take it easy...
Por Domingos Venâncio  •  22 de Novembro de 2021

“Clássico é clássico! E vice-versa”… a frase , que é atribuída a um famoso centroavante gremista (o mesmo, por vezes, nega a autoria) ironiza, inadvertidamente (ou não), a dicotomia, o paradoxo, o maniqueísmo, a necessidade de se rotular peremptoriamente, seja lá o que for, de maneira rápida e mal-humorada. Retrato dos dias de hoje, quando, de forma muito abrangente, graças aos meios de comunicação atuais, são estabelecidas posições e regras, nas mais diversas áreas, através de opiniões nem sempre muito embasadas.


“Take it easy... não deixe o som de suas próprias rodas te enlouquecerem”. Eagles… fim dos anos 70. Super banda! Inúmeros sucessos, clássicos do rock como "Hotel California" e a própria "Take it easy". Clássicos do rock?! Nããão!! Muito pop pra ser rock...muito country pra ser pop... muito rock pra ser country. E agora?


O compositor russo Tchaikovski foi, na época, considerado pouco clássico ou erudito, pois aceitava (em off) encomendas de composições, que lhe rendiam uma boa quantia . Entre as “encomendas” está a magistral Overture 1812 , composta em 1882 para celebrar o fracasso do exército de Napoleão ao tentar invadir a Russia. Muito pop!!


Pois é... Federer, Nadal ou Djokovic? Obrigatoriamente (??) os três melhores da história, de acordo com os números... mas, pensando bem (para quem prefere o suiço) , há fatores mais importantes envolvidos, qualidades humanas que falam mais alto! Negativo (os que curtem o sérvio), valem os números! É esperar… pagar pra ver! Quem irá discordar? Ora, quem acha (fãs do espanhol) que se não tiver vencido todos os Slams mais a Olimpiada... e maior domínio em um só Slam... nunca será!! E por aí começa a discussão, que inevitavelmente dará margem, apenas com os argumentos acima, para inclusão de vários outros nomes na lista de maiores da história. Eu prefiro acreditar que não há necessidade de escolher entre Beatles e Stones... entre Lennon e Mcartney... entre Hard Rock , Rock Clássico, Southern Rock, até porque , nada é mais Rock´n Roll do que o Zeca, o Bezerra, o Sinatra...


Nada é mais clássico do que Keith Richards, Roy Orbison, Van Morrison, Mark Knopfler...


Afinal , dizem que rock é atitude certo ? “Antes que qualquer um fizesse qualquer coisa, Elvis já fez de tudo”! Palavras de John Lennon.


Voltando ao tênis... muita discussão em cima da Osaka, do Kyrgios, da Raducanu, do Tsisipas… pelas mais diversas razões, levando os haters e iconoclastas de plantão à viagens delirantes. Bublic é manchete! Toda hora! Sinner, que pelo nome deveria ser treinado pelo Santopadre, que treina o Berretinni, gera polemica ao reclamar de Tiafoe, que gera polemica por “bagunçar” o jogo...


Connors, McEnroe, Nastase, com suas atitudes controversas, deixariam qualquer “bad boy” de hoje numa creche... mas, ok, os tempos eram outros, e.... eles “entregavam a encomenda” dentro da quadra! Como sempre fazem Federer, Nadal e Djokovic! A propósito… qual dos três é o maior da história mesmo? Let´s take it very easy!


Publicidade