Del Potro vence Federer e fatura Indian Wells

Início    /    Tênis    /    Del Potro vence Federer e fatura Indian Wells
Por Raphael Favilla  •  19 de Março de 2018

Em uma belíssima final disputada no deserto da Califórnia, Juan Martín del Potro superou o favoritismo de Roger Federer e conquistou o seu primeiro troféu do Masters 1000. Neste domingo, na quadra central de Indian Wells, o argentino mostrou que recuperou o alto nível de tênis apresentado no início da década, salvou três match points e venceu o número um do mundo, por 2 sets a 1 (6-4, 6-7 e 7-6), em 2h42 de confronto.

"Foi um jogo inacreditável, de muitas maneiras. Nós jogamos em altíssimo nível, o público estava muito animado e nós sentimos isso na quadra", comentou sobre o duelo com Federer. "Não posso acreditar que ganhei este torneio batendo o Roger e que agora sou o número 6 do mundo. Estou ansioso por continuar trabalhando, não me importo com o ranking".

O jogador de 29 anos voltou a agradecer por todo apoio que teve nos momentos mais difíceis de sua carreira. "Quando estava machucado, senti falta dos fãs me dando muito amor", disse. "Estou compartilhando esse sucesso com as pessoas que me amam, que ficaram ao meu lado e que acreditaram em mim mesmo quando já não acreditava mais em mim".

"Todo mundo sabe que eu estava perto de desistir do tênis antes da minha terceira cirurgia no punho esquerdo. Depois das Olimpíadas tudo mudou, então ganhei a Copa Davis e não tinha mais pressão para jogar tênis. Ganhei tudo o que queria. Exceto o Masters 1000, que ganhei hoje".

Com a conquista no deserto californiano, Juan Martín del Potro entrou para o grupo seleto de tenistas que venceram Grand Slam e Masters 1000. Além disso, a Torre de Tandil mostrou que é uma pedra no sapato de Roger Federer em competições disputadas nos EUA, já que três das sete vitórias diante do suíço aconteceram na quadra dura norte-americana.

O título do Masters 1000 de Indian Wells fez Juan Martín del Potro somar mais 955 pontos no ranqueamento da ATP e o deixou próximo da briga pelo retorno ao top 5 do ranking mundial, já que a diferença para o 5º colocado, Alexander Zverev, é de apenas 350 pontos. O salto no ranqueamento é reflexo da excelente campanha em 2018, com 17 vitórias, 10 delas em sequência, e dois títulos na temporada.

No lado derrotado, Roger Federer desperdiçou a oportunidade de se tornar o maior campeão do Masters 1000 de Indian Wells, com seis troféus. Além disso, o número um do ranking mundial perdeu a invencibilidade na temporada 2018. Entretanto, Federer perdeu apenas 400 pontos no ranking mundial e continua no topo da disputa.

Depois de perder seu primeiro jogo na temporada depois de 17 vitórias consecutivas, Roger Federer lamentou o match point desperdiçado.

"Eu tenho que superar essa derrota. Eu me sinto frustrado por perder uma oportunidade como essa, com um game de 40-15. É decepcionante falar sobre uma ótima partida como essa depois de perder. Isso machuca, mas vou superar isso", disse o suíço.

"Foram muitas chances de ambos os lados. Ele poderia ter fechado no segundo set, depois eu saquei para o jogo e tive dois ou três match points, não importa. Foi decepcionante, mas foi uma boa partida".

A partir deste final de semana, Juan Martín del Potro e Roger Federer retornam à quadra para a disputa do Masters 1000 de Miami.

O jogo

O primeiro set teve apenas uma chance de quebra, a qual Del Potro não desperdiçou. Após um começo de jogo equilibrado, o argentino se impôs no quinto game e, de zero, quebrou o serviço do suíço. No game seguinte, o número um do mundo chegou a pressionar o adversário, mas não teve êxito e viu a parcial se encaminhar para seu fim. Delpo apenas manteve a vantagem e, de zero novamente, fechou o set em 35 minutos.

O segundo set já começou com dificuldades para Federer, que teve de salvar dois break-points. Na sequência, nenhum dos tenistas teve mais chances de quebra, mas ambos pressionavam os adversários e protagonizaram belíssimos pontos. Delpo parecia mais inteiro e sólido na partida, mas o suíço não cedeu seu saque e chegou a 5 a 4, ficando a uma quebra de levar a parcial.

Neste game, Federer teve três chances de fechar o set, mas não conseguiu e o jogo se encaminhou para o tie-break. No desempate, o suíço conseguiu o mini-break no sétimo ponto e teve quatro set-points, todos desperdiçados, um deles com uma dupla-falta impressionante. Na sequência, Delpo chegou a ter o match-point, mas também não aproveitou, para sorte de Federer, que no 18º ponto conseguiu o mini-break e fechou a parcial.

Com quase duas horas de jogo, o terceiro set começou mais uma vez equilibrado. O número um do mundo até pressionou o argentino no primeiro game, mas não teve a chance de quebrar. O cenário se manteve, sem break-points para nenhum dos tenistas. Até o oitavo game, quando Federer teve duas chances, desperdiçou a primeira, mas não a segunda e conseguiu a decisiva quebra.

Sacando para o título, Federer teve o duplo match-point, mas esbarrou mais uma vez em um aguerrido Del Potro, que na sequência, teve a chance de quebrar o suíço e também não aproveitou. O número um do ranking, na sequência, voltou a ter o ponto do título e de novo, não conseguiu fechar, o que custou caro. Delpo teve o break-point e não perdoou, virando a partida na sequência e forçando mais um tie-break.

No desempate, com uma dupla-falta, Federer cedeu o mini-break logo no segundo ponto e Delpo abriu 4 a 0. O suíço perdeu mais dois pontos de saques e o argentino teve cinco match-points. Desperdiçou o primeiro, mas não o segundo: 7 a 2 para conquistar o inédito título.

Publicidade