Dimitrov quebra jejum de seis anos e vence ATP 250 de Brisbane

Início    /    Tênis    /    Dimitrov quebra jejum de seis anos e vence ATP 250 de Brisbane
Por Raphael Favilla  •  07 de Janeiro de 2024

O búlgaro Grigor Dimitrov, de 32 anos, encerrou neste domingo um jejum de seis anos sem títulos ao conquistar o ATP 250 de Brisbane. Na final, ele derrotou o dinamarquês Holger Rune, de apenas 20 anos, por 7/6 (7-5) e 6/4.

Dimitrov não conquistava um torneio desde novembro de 2017, quando foi campeão do ATP Finals. Agora com nove títulos na carreira, ele disputou sua 18ª final. Durante esse jejum de títulos, jogou outras três decisões, uma ainda em 2018 em Roterdã e mais duas no ano passado, no saibro de Genebra e no Masters 1000 de Paris.

Esta é a segunda vez que Dimitrov vence em Brisbane, repetindo o feito de 2017. Ele também foi vice em 2013.

Logo na estreia, Dimitrov derrotou o ex-número 1 do mundo Andy Murray de virada. O búlgaro também bateu o alemão Daniel Altmaier e os australianos Rinky Hijikata e Jordan Thompson.

"Já faz um tempo que não seguro um desses, é emocionante", disse Dimitrov ao receber o troféu. "Sou muito grato por ainda poder estar na frente de vocês e conquistar um título novamente. Significa muito para mim por muitos motivos diferentes".

Rune, por sua vez, segue com quatro títulos de ATP em nove finais na carreira. Ele soma 165 pontos no ranking e recebe a premiação de US$ 55.665.

O primeiro set da final foi inteiramente sem quebras, mas com chances para ambos os lados. Dimitrov escapou de três break-points e teve duas oportunidades. O búlgaro abriu grande vantagem no tiebreak, chegando a liderar por 4-1, e depois por 6-3, mas só definiu a parcial na terceira chance que teve.

Rune começou o segundo set salvando três break-points em um game muito longo e manteve o saque para fazer 2/1. Mas a pressão exercida por Dimitrov nas devoluções era cada vez mais constante. Ele conseguiu a quebra no sétimo game e abriu 4/3. Depois ainda teve dois match-points no serviço do dinamarquês, antes de fechar o jogo em seu próprio saque.


Publicidade