Djokovic é o maior esportista de todos os tempos? "Deixo isso para vocês decidirem"

Início    /    Grand Slam    /    Djokovic é o maior esportista de todos os tempos? "Deixo isso para vocês decidirem"
Por Raphael Favilla  •  11 de Setembro de 2023

Para a maioria das pessoas, a discussão sobre quem é o GOAT (sigla de Greatest Of All Time, ou Maior de Todos os Tempos) no tênis masculino já está encerrada. A vitória de Novak Djokovic sobre o russo Daniil Medvedev no Aberto dos Estados Unidos no domingo à noite colocou o sérvio de 36 anos dois títulos à frente de Rafael Nadal (e quatro à frente de Roger Federer).

Ele agora está empatado com Margaret Court com 24 títulos de Grand Slam, e, provavelmente, deve aumentar este número antes de encerrar a carreira.

Assim, um debate veio à tona: ele poderia ser o maior esportista de todos os tempos? Claro, é absolutamente impossível que todos concordem sobre um tópico assim, e comparar diferentes esportistas, em diferentes épocas, é quase inútil.

Mas isso não impediu que a pergunta fosse feita a Djokovic na coletiva de imprensa após sua consagração no US Open. Ele poderia ser o melhor de todos os tempos, em qualquer esporte?

"Deixo isso para vocês e todos os outros decidirem se mereço fazer parte desse debate", disse Djokovic. "Uma coisa é certa, porém: se eu não fosse da Sérvia, já teria sido glorificado no nível esportivo há muitos anos, especialmente no Ocidente.

"Mas isso faz parte da minha jornada, sou grato e orgulhoso de ser da Sérvia - por causa disso, todas essas conquistas são ainda mais gratificantes."

Em seu discurso ainda em quadra, Djokovic repetiu algo que disse muitas vezes no passado, enfatizando sua criação e como ser um esportista profissional, ou seja, alguém que viria a ganhar 24 slams e ser o número 1 do mundo por mais tempo do que qualquer outro, era um sonho incrível, quase impossível, que se tornou realidade.

E falando com a mídia internacional em sua coletiva de imprensa, Djokovic explicou por que sua origem era tão importante para ele e por que seus objetivos de infância de vencer Wimbledon e se tornar o número 1 eram tão inatingíveis que era ainda mais notável que ele tivesse conseguido alcançá-los.

"Quero dizer, isso já era, sabe, uma ambição incrivelmente alta para alguém vindo de uma família sem tradição no tênis, para um garoto na Sérvia passando por sanções e embargo, um país dilacerado pela guerra, e fazendo parte de um esporte muito caro e inacessível", disse.

"As probabilidades estavam realmente contra mim e minha família, mas, sabe, nós conseguimos. Eu digo 'nós', porque devo muito à minha família, aos meus pais que sacrificaram tanto para que eu estivesse aqui. E não é um clichê. Eu realmente quero dizer isso. Foi extremamente, extremamente difícil, com muitas adversidades que eles tiveram que enfrentar e atrocidades que, quando você pensa a respeito, sabe, a última coisa que você quer pensar é em apoiar talvez seu filho em um esporte caro", continuou.

"Naquele momento, era mais sobre colocar comida na mesa, sabe. Então, refletindo sobre toda a carreira, foi uma jornada incrível da qual todos podemos nos orgulhar muito. Esse tipo de criação, realmente, e experiências que tive na infância realmente me permitem apreciar este momento ou qualquer outro momento que vivi, grandes momentos em minha carreira na história deste esporte", finalizou.


E para você, Djokovic já pode ser considerado o maior tenista de todos os tempos? Estaria, também, entre os maiores esportistas de sempre? Deixe sua opinião na caixa de comentários, abaixo da matéria!



Foto: Chryslene Caillaud/Panoramic


Publicidade