Do inferno ao céu

Início    /    Grand Slam    /    Do inferno ao céu
Por Raphael Favilla  •  05 de Setembro de 2022

Por quase um ano Marcelo Demoliner esperou pacientemente por uma segunda-feira como esta. Foram meses que pareceram infinitos, longe das quadras, desde que deu uma pausa na carreira, em outubro de 2021, para operar o joelho. Quando o gaúcho esteve no Rio Open em fevereiro deste ano, a Nittenis bateu um papo super legal com o duplista, que nos contou da ansiedade em voltar a competir.

Os nove meses longe das quadras valeram à pena. Nesta segunda (5), Demoliner emplacou seu maior resultado na carreira em um Slam. O gaúcho número 173 do mundo nas duplas, assegurou vaga nas quartas de final do US Open.

Ele e o português João Sousa derrotaram a dupla dos italianos Andrea Vavassori e Lorenzo Sonego por 2 sets a 0 com parciais de 7/6 (7/4) 6/4 após 1h59min e buscará a semifinal contra a dupla vencedora do confronto entre os australianos Matthew Ebden e Max Purcell e os cabeças de chave 2, o holandês Wesley Koolhof e o britânico Neal Skupski.

A vitória desta segunda também representa o fim de um incômodo tabu para Marcelo. O gaúcho, enfim, conseguiu superar as oitavas de final, fase na qual já havia parado sete vezes, a mais recente delas justamente em Nova York, dois anos atrás, quando o torneio foi disputado com chave reduzida por causa da pandemia e teve uma rodada a menos, com apenas 32 duplas na chave. Apesar da grande campanha em Flushing Meadows, Demoliner não vai subir no ranking e precisa de pelo menos mais uma vitória para recuperar terreno. 

O primeiro set da partida foi o mais disputado. Demo e Sousa salvaram dois break-points no segundo game e mais dois no quarto, para depois deixarem escapar cinco chances de quebra no sétimo e outras duas no nono. A definição foi para o tiebreak, em que o gaúcho e o português levaram a melhor.

Sonego e Vavassori começaram melhor na segunda parcial e chegaram a abrir 3/1, com uma quebra de frente. Só que os italianos não sustentaram a dianteira até o final e acabaram vencendo apenas mais um game desde então. Demoliner e Sousa anotaram quebras no sexto e décimo games para assim selar a vitória e a vaga nas quartas.




Publicidade