João Fonseca é o grande campeão do US Open Juvenil de 2023. O carioca de 17 anos venceu o norte-americano Learner Tien de virada neste sábado, anotando 4/6, 6/4 e 6/3 sobre o atleta da casa após quase 2h de batalha. Além de ser seu primeiro título de Grand Slam, essa vitória também o colocará como o novo número 1 do ranking da categoria.
No primeiro set, ambos os jogadores mantiveram seus serviços com relativa facilidade até que Tien quebrou o serviço de Fonseca quando este sacava em 4/4. Tien aproveitou a segunda oportunidade após um erro não forçado de Fonseca. Tien venceu a parcial com apenas uma bola vencedora e cinco erros não forçados, enquanto Fonseca, conhecido por seu jogo agressivo, registrou 13 winners, mas também cometeu 18 erros não forçados.
No segundo set, Fonseca teve que se recuperar após enfrentar um 0/40 em seu primeiro game de saque. Ele conseguiu recuperar parte do terreno perdido, mas acabou sendo quebrado após cometer uma dupla falta. No entanto, ele não desistiu e continuou jogando de forma agressiva, conseguindo uma quebra para empatar em 2/2. O set continuou com quebras de serviço de ambos os lados, e Fonseca conseguiu fechar o set em 6/4 após mais uma quebra de serviço.
No terceiro set, Tien começou bem, vencendo 10 dos primeiros 14 pontos e abrindo 2/0 no placar. Mas Fonseca mostrou resiliência, confirmou seu serviço em zero e, com outra quebra, empatou em 2/2. Ele salvou dois break points críticos, virou o placar a seu favor e venceu cinco games seguidos no set. Fonseca então se viu sacando para o título em 5/3 e fechou o jogo na primeira oportunidade com um belo forehand.
Foto: SporTV