Em busca do bi no Rio

Início    /    Rio Open    /    Em busca do bi no Rio
Por Raphael Favilla  •  25 de Fevereiro de 2023

Carlos Alcaraz, o atual campeão do Rio Open, vai em busca do bi no Jockey Club neste domingo. O espanhol não teve vida fácil diante de Nicolas Jarry, e precisou buscar a virada contra o chileno vindo do quali. Depois de 2h44, o número 2 do mundo e principal favorito na Cidade Maravilhosa garantiu a vitória marcando parciais de 6/7 (2-7), 7/5 e 6/0.

Na grande decisão, Carlitos irá enfrentar Cameron Norrie, que bateu o espanhol Zapata Miralles na primeira semifinal do dia. Será o sexto jogo entre eles no circuito, com ampla vantagem para o garoto espanhol de 19 anos, que tem quatro triunfos em cinco duelos sobre o britânico. No domingo passado, Alcaraz foi campeão do ATP 250 de Buenos Aires batendo Cameron na final.

Alcaraz segue como favorito ao título no Rio. E se vencer proporcionará uma situação no mínimo curiosa. Irá somar os mesmos 6.980 pontos do atual líder do ranking Novak Djokovic. Mas pelo lívro de regras da ATP, quando dois tenistas empatam, o critério é de valorizar a pontuação de eventos do Grand Slam, ATP Finals, 1000 e seguindo em sequência decrescente. E numa conta rápida, o sérvio soma 2000 do Aberto da Austrália, 1,5 mil do ATP Finals, 1000 de Roma, enquanto o espanhol tem 2000 do US Open, 1000 de Miami e outros 1000 de Madri.

Depois de fazer sua estreia na temporada em dois torneios no saibro, jogando o ATP de Buenos Aires e depois o Rio Open, Alcaraz disputará sua primeira competição sobre o piso duro na próxima semana no ATP 500 de Acapulco, onde será o principal favorito ao título e vai estrear contra o norte-americano Mackenzie McDonald.

Jarry vai voltar ao top 100

Derrotado por Alcaraz, Nicolas Jarry fez uma campanha fenomenal no Rio. A campanha, vindo do quali e chegando nas semifinais, no ATP 500 carioca, fará o chileno voltar ao top 100 pela primeira vez desde que foi suspenso por doping em janeiro de 2020. Atual 139 do mundo aos 27 anos, ele está indo provisoriamente para o 85º lugar do ranking da próxima semana.

Jarry foi suspenso por 11 meses por doping ao testar positivo para duas substâncias proibidas durante a Copa Davis realizada em Madri alguns meses antes. O chileno sempre rejeitou o doping e alegou que não beneficiava em nada seu desempenho e que seu consumo era involuntário. Mesmo assim ele amargou quase um ano de gancho e sofreu na volta.

Sem ranking em seus primeiros torneios desde a suspensão, ele demorou um pouco para voltar a vencer. O retorno aconteceu em um challenger em Lima, ainda em 2020, com queda na estreia. O mesmo resultado se repetiu em dois futures antes do fim daquele ano. O primeiro triunfo veio apenas em fevereiro de 2021, no challenger de Concepción, aparecendo na semana seguinte como o 1165º do ranking.

Em 2021, ele teve bom desempenho nos challengers, conquistou dois títulos e dois vices e ainda fez outras três semifinais. Contudo, o retorno aos ATP e ao top 100, tendo ocupado a 38ª colocação no ranking, demoraram bem mais. Na temporada passada, Jarry mesclou challengers com qualis de ATP, conseguindo furar alguns e até chegar às quartas de Gstaad.

O jogo

Mais uma Alcaraz começou o jogo de forma lenta. O garoto vacilou em seu primeiro game de serviço e acabou sendo quebrado. Sem mostrar um nível tão alto de tênis, ele seguiu atrás no placar até a reta final, devolvendo a quebra apenas no nono game, justamente quando Jerry sacava para fechar. Depois disso, não houve mais chances para qualquer um dos lados e a definição foi para o tiebreak.

Alcaraz amargou mais um início ruim, perdendo os três primeiros pontos com dois mini breaks de desvantagem. Ele até devolveu um, mas perdeu ainda mais um ponto com o saque e viu Jarry dominar o desempate para fazer 1 a 0 e largar na frente.

O começo da segunda parcial foi complicado para o espanhol, que encarou 0-40 com o saque logo no game inicial, salvou os três break-points, ainda salvou mais um e depois de algum sofrimento enfim confirmou. Depois disso, ele engrenou e não foi mais ameaçado. Um dos sustos que Alcaraz deu foi na reta final, pedindo atendimento na coxa esquerda em duas viradas.

Apesar dos atendimentos, ele seguiu firme em quadra e se aproveitou de um vacilo de Jerry no 12º game, quando o chileno sacava pressionado em 5/6, enfrentou 0-40 e logo no primeiro break-point cedido acabou sendo quebrado.

Depois de uma enorme batalha nos dois primeiros sets, o terceiro foi de amplo domínio de Alcaraz, que anotou um 'pneu' para fechar o jogo.


Publicidade