Felipe Meligeni vence seu terceiro challenger

Início    /    Tênis    /    Felipe Meligeni vence seu terceiro challenger
Por Raphael Favilla  •  18 de Junho de 2023

Em uma semana marcada por jogos longos e com a disputa de 15 sets, Felipe Meligeni sagrou-se campeão neste domingo do challenger de Lyon. Na final sobre o saibro francês contra o suíço Alexander Ritschard, 195º do ranking, Meligeni teve que salvar um match-point para vencer por 6/4, 0/6 e 7/6 (9-7) em 2 horas e 28 minutos de partida.

Felipe Meligeni, paulista de 25 anos e atual 156º do mundo, conquistou seu terceiro título de challenger. O primeiro foi em São Paulo, no final de 2020, e o segundo em Iasi, na Romênia, no ano passado. Essa foi sua quarta final na carreira. Com os 100 pontos conquistados, ele alcançará seu melhor ranking, por volta da 130ª posição, e voltará a ser o número 2 do Brasil.

No início da partida, os sacadores dominaram, confirmando seus games de forma tranquila. Meligeni foi o primeiro a conseguir uma quebra de serviço e abriu 3/2. No entanto, permitiu o empate logo em seguida, mas conseguiu uma nova quebra no final do set. Na segunda parcial, Ritschard dominou completamente, conquistando três quebras de serviço e enfrentando apenas um break-point. O suíço cedeu apenas seis pontos em seus games de saque.

Apesar de ter sofrido um "pneu" no segundo set, Meligeni se recuperou na partida e entrou confiante para o set decisivo, o seu 15º set disputado no torneio. Todas as suas vitórias na semana haviam sido em três sets. Nos primeiros quatro games de saque no set final, ele cedeu apenas dois pontos e colocou pressão constante no saque do suíço até conseguir a quebra. Quando estava vencendo por 5/4, Meligeni perdeu a oportunidade de sacar para o jogo.

A definição ficou para o tiebreak, e Meligeni conseguiu manter seu saque. Ele chegou ao match-point após um ótimo forehand na paralela e passou a pressão para o lado do adversário. Ritschard não conseguiu colocar o primeiro saque em quadra e teve que jogar um longo rali, mas conseguiu salvar o match-point. Pouco depois, foi a vez de Meligeni salvar um match-point, jogando de forma agressiva e buscando novamente uma bola vencedora na paralela. O paulista recuperou a vantagem no placar e contou com um erro não-forçado do adversário em um rali do fundo de quadra para fechar a partida.

Foto: Open Sopra Steria

Heide para em Nishikori

A excelente semana de Gustavo Heide em Palmas del Mar chegou ao fim na noite deste sábado, quando o paulista de 21 anos disputou sua primeira semifinal de challenger. Vindo do quali, Heide foi superado pelo japonês Kei Nishikori, ex-número 4 do mundo, por 6/4 e 6/2 em 1h26 de partida.

Heide vinha de cinco vitórias seguidas no torneio disputado nas quadras de piso duro em Porto Rico. Ele iniciou a semana como 423º do mundo e terá o melhor ranking da carreira, por volta do 360º lugar. A campanha rende 34 pontos no ranking. Ele está inscrito para o challenger de Cali, que acontece na semana quem vem em quadras de saibro na Colômbia e que terá oito brasileiros em quadra, cinco na chave e mais três no quali.


Publicidade