João Fonseca está novamente em uma quartas de final de um torneio de nível challenger. Com apenas 16 anos, o jovem carioca enfrentou em Florianópolis o paranaense Thiago Wild e venceu a partida em 2 horas e 6 minutos de duelo, com parciais de 3/6, 6/3 e 6/4.
Essa é a segunda vez que Fonseca chega às quartas de final em sua carreira profissional, a primeira foi em São Leopoldo no ano passado. Ele ocupa atualmente o 9º lugar no ranking mundial juvenil e a 839ª posição na ATP, mas com os 16 pontos já conquistados, ele se aproxima da 700ª posição entre os profissionais.
O triunfo representou, de quebra, uma marca importante para João: ele se tornou o tenista sul-americano mais jovem, com 16 anos e 7 meses, a alcançar duas quartas de final em torneios challenger na carreira, batendo o antigo detentor Del Potro, que alcançou o feito em 2005 com 16 anos e 9 meses de idade.
Thiago Wild vinha de uma invencibilidade de seis jogos no circuito, incluindo a conquista do challenger de Viña del Mar em março, mas acabou sendo derrotado por Fonseca em Florianópolis. O encontro entre os dois jogadores de estilo agressivo foi emocionante. Fonseca conseguiu uma quebra logo no primeiro game, mas Wild reagiu e venceu cinco games seguidos. No entanto, Fonseca se recuperou no segundo set e venceu sem enfrentar break-points. Já no último set, a quebra veio no quinto game e Fonseca manteve a vantagem até o final.
O próximo desafio de Fonseca será contra Eduardo Ribeiro, de 25 anos e 389º do ranking, que conseguiu uma grande virada contra o argentino Andrea Collarini em uma partida de quase 3 horas de duração. Essa é a terceira vez que Ribeiro vence em chaves principais de challenger, mas é a primeira vez que chega às quartas em torneios desse porte.
Infelizmente, outros três brasileiros não conseguiram avançar para as quartas de final em Florianópolis. Pedro Sakamoto, Orlando Luz e Pedro Boscardin foram eliminados nas oitavas de final do torneio. Sakamoto perdeu para o libanês Benjamin Hassan por 4/6, 6/3 e 6/2, enquanto Boscardin foi derrotado pelo italiano Alessandro Giannessi por duplo 6/4. Já Luz perdeu para o argentino Genaro Olivieri em uma partida disputada que durou mais de 2 horas, parciais de 6/7 (8-10), 6/4 e 6/2.
Foto: Luiz Candido/CBT