Fonseca cai na estreia em Portugal

Início    /    Tênis    /    Fonseca cai na estreia em Portugal
Por Raphael Favilla  •  03 de Abril de 2024

João Fonseca não conseguiu aproveitar como gostaria o convite que recebeu para competir no ATP 250 do Estoril e acabou sendo eliminado em sua estreia. Nesta quarta-feira, o jovem carioca de 17 anos enfrentou altos e baixos durante o duelo contra o britânico Jan Choinski, que é dez anos mais velho e ocupa atualmente a 188ª posição no ranking mundial.

Choinski fechou o confronto com parciais de 6/2, 6/7 (5/7) e 6/4 em 2h27 de jogo, e agora enfrentará o segundo cabeça de chave do torneio, o polonês Hubert Hurkacz, que avançou automaticamente para a segunda rodada.

Apesar de um começo promissor, com Fonseca deixando escapar um break-point no primeiro game e conseguindo uma quebra de zero no terceiro para liderar por 2/1 e com o serviço a seu favor, o carioca enfrentou dificuldades nos games seguintes e não conseguiu manter a vantagem, sofrendo três quebras consecutivas e perdendo cinco games seguidos, custando-lhe o primeiro set.

Após perder seis games seguidos, sendo os últimos cinco do primeiro set e um no início do segundo, Fonseca recuperou-se para confirmar seu serviço, mas teve que salvar um break-point para empatar em 1/1. Apesar de manter a firmeza, ele cedeu uma nova quebra no sexto game, deixando Choinski à frente com 5/2. No entanto, o brasileiro reagiu e venceu três games consecutivos.

No momento de pressão, com o rival sacando para o jogo em 5/3, Fonseca teve várias chances de quebra, mas precisou de sete break-points antes de finalmente empatar a parcial. Sem mais quebras, o set foi para o tiebreak.

Fonseca começou bem o tiebreak, conquistando os quatro primeiros pontos, mas permitiu que Choinski recuperasse a desvantagem gradualmente. Choinski salvou um set-point na devolução e, quando enfrentou seu próprio set-point no saque, cometeu um erro, permitindo que Fonseca vencesse o set.

Apesar do bom momento após empatar o jogo, Fonseca enfrentou dificuldades no início do terceiro set, precisando salvar triplo break-point para manter seu serviço. O restante da partida foi equilibrado, mas Choinski prevaleceu nos momentos cruciais, aproveitando uma chance de quebra no sétimo game e salvando um break-point para fechar o jogo.

Ainda hoje, Fonseca volta às quadras para fazer sua estreia nas duplas ao lado do atleta da casa João Sousa, que encerrará sua carreira no torneio, contra Marcelo Demoliner e Sem Verbeek.


Publicidade