Fonseca fica com o vice no Banana Bowl

Início    /    Tênis    /    Fonseca fica com o vice no Banana Bowl
Por Raphael Favilla  •  11 de Março de 2023

Pela primeira vez em 53 edições do Banana Bowl um russo vence a categoria 18 anos no masculino. A conquista inédita veio justamente sobre um atleta da casa, o brasileiro João Fonseca, superado na final do ITF J500 disputado nas quadras de saibro na Sociedade Recreativa Mampituba, em Criciúma. Fonseca caiu diante de Yaroslav Demin, 19º do ranking, que marcou um duplo 6/2 neste sábado.

Fonseca, caricoa de 16 anos e 16º colocado no ranking mundial juvenil, tentava ser o primeiro brasileiro a vencer o mais tradicional torneio infantojuvenil do país desde o bicampeonato do gaúcho Orlando Luz em 2014 e 2015. Também semifinalista de duplas em Criciúma, ele entrará no top 10 do ranking de sua categoria com os 350 pontos conquistados.

Vencedor de três torneios no circuito mundial juvenil da ITF, Fonseca tentava o maior título da carreira individual. Ele também fez parte da equipe brasileira campeã da Copa Davis Júnior no ano passado. Demin, de 17 anos, já chegou a ocupar o sexto lugar do ranking. Ele ganhou seu segundo ITF juvenil na carreira e o primeiro na temporada.

Ineditismo também no feminino

Nunca antes uma atleta do Japão havia sido campeã do Banana Bowl na categoria 18 anos. Mas essa escrita foi derrubada neste sábado. A japonesa Mayu Crossley, 17ª do ranking mundial juvenil, derrotou a italiana Alessandra Teodosescu por 6/2 e 7/6 (7-4) na final do torneio.

Crossley, de apenas 16 anos, treina na academia de Chris Evert em Boca Raton, nos Estados Unidos, e conquista seu quarto título no circuito da Federação Internacional e o segundo ITF J500. No ano passado, ela foi campeã do também muito tradicional Orange Bowl, em Plantation, na Flórida.


Publicidade