Fonseca, Heide e muita ação nesta quinta em Brasília

Início    /    Tênis    /    Fonseca, Heide e muita ação nesta quinta em Brasília
Por Raphael Favilla  •  22 de Novembro de 2023

A intensa chuva na tarde desta quarta-feira suspendeu a rodada do Aberto da República em Brasília, adiando algumas partidas originalmente programadas para o fim do dia. Entre os jogos remarcados para quinta-feira está o confronto do carioca de 17 anos, João Fonseca, número 1 juvenil e 790º no ranking profissional, que estava programado para enfrentar o argentino Roman Burruchaga, 211º da ATP, nas oitavas de final do challenger em quadras duras.

A partida entre Fonseca e Burruchaga está agora agendada para o meio-dia desta quinta-feira. A programação terá início às 10h com mais um embate entre Brasil e Argentina. Gustavo Heide, paulista de 21 anos e 248º do mundo, enfrentará Juan Pablo Ficovich, 282º colocado, em seu terceiro confronto, com uma vitória para cada lado.

Heide bateu chileno cabeça 2

Para encarar Ficovich nas oitavas, Heide precisou eliminar na estreia o chileno Tomas Barrios Vera, cabeça 2 do torneio e 104º do mundo. O brasileiro anotou 7/6 (9-7) e 6/4. sobre o adversário

“As condições aqui estão bem rápidas. Eu gosto desse tipo de jogo, por conta do meu saque. É um ponto forte para mim”, disse Heide, que disparou 10 aces nesta quarta-feira, ele aproveitou suas duas chances de quebra e só enfrentou um break-point.

“Sobre a partida, sempre tem um pouco de nervosismo, o Tomas é um grande jogador e cabeça 2 do torneio. Sabia que seria muito difícil, mas entrei muito empenhado para fazer o que eu combinei com meus treinadores e consegui ganhar o jogo”, acrescentou o jovem paulista, que foi semifinalista em Montevidéu na semana passada.

Havia a possibilidade de um duelo entre brasileiros pelas oitavas de final, mas o experiente paulista Pedro Sakamoto se despediu do torneio. Vindo do quali, o jogador de 30 anos e 377º do ranking perdeu para o argentino Juan Pablo Ficovich, 282º colocado, por 6/1 e 6/2 em 1h06 de partida.

Mais brasileiros em ação

Na quadra 2, dois brasileiros entrarão em ação. Gilbert Klier, brasiliense e 486º do ranking, enfrentará o argentino Thiago Tirante, cabeça de chave 5 do torneio e 121º do mundo. Mais tarde, Mateus Alves, paulista e 442º do ranking, que entrou na chave como lucky-loser, enfrentará o chileno Alejandro Tabilo, 106º do mundo.

A programação de duplas foi a mais afetada pela chuva. A principal dupla brasileira, formada por Marcelo Demoliner e Rafael Matos, pode ter que disputar uma rodada dupla em busca da vaga na semifinal. A mesma situação se aplica à dupla brasileira Fernando Romboli e Marcelo Zormann, que estreia às 10h contra Matheus Pucinelli e o norte-americano Nicolas Moreno De Alboran.

Confira a programação desta quinta:


Foto: Gustavo Heide (Luiz Cândido/CBT)

Publicidade