Fonseca não joga Roland Garros e mira temporada na grama

Início    /    Tênis    /    Fonseca não joga Roland Garros e mira temporada na grama
Por Raphael Favilla  •  14 de Maio de 2024

João Fonseca definiu seu calendário das próximas semanas. O carioca 226 do mundo não disputará Roland Garros e seguirá direto para a temporada de grama.

O jovem talento já está treinando no Rio de Janeiro se preparando para o novo piso, e retorna ao circuito no próximo mês, em junho. Conforme divulgado inicialmente pelo jornalista Alexandre Cossenza, do UOL, Fonseca disputará sequencialmente três Challengers 125 na Inglaterra, nas cidades de: Surbiton (a partir do dia 3), Nottingham (dia 10) e Ilkley (dia 17). Depois, a partir de 24 de junho, ele jogará o qualificatório de Wimbledon, seu primeiro Grand Slam como profissional.

Enquanto aguardava por um convite para a disputa do qualificatório de Roland Garros, Fonseca havia se inscrito no challenger de Skopje, na Macedônia do Norte, que acontece justamente na mesma semana que a fase prévia do Grand Slam francês, entre 20 e 25 de maio. 

Como João não havia conseguido entrar no quali de Roland Garros via ranking (ele se inscreveu com a 242ª posição), a Confederação Brasileira de Tênis formalizou, junto à Federação Francesa de Tênis (FFT), um pedido de convite (wild card) para o carioca. Através de um comunicado, a Entidade informou que o jovem brasileiro não vai ao Slam francês.

"A equipe do João Fonseca agradeceu a iniciativa da CBT em solicitar o wild card para Roland Garros, mas por decisão técnica, eles optaram por treinar na grama e focar nos torneios da temporada de Wimbledon. Eles já informaram a CBT, que também informou a Federação Francesa de Tênis", disse a CBT.

Fonseca fez uma boa temporada na grama em 2023, pelo circuito juvenil. Ele conquistou o tradicional torneio inglês J300 de Roehampton, e chegou às quartas de final em Wimbledon. Além disso, foi também semifinalista em duplas nos dois torneios.

Na atual temporada, Fonseca coleciona ótimas campanhas no circuito profissional, como as quartas de final no ATP 500 do Rio de Janeiro e ATP 250 de Bucareste, a segunda rodada no Masters 1000 de Madri e o vice-campeonato no Challenger 75 de Assunção.


Publicidade