Halep tem pena reduzida e pode voltar a competir

Início    /    Tênis    /    Halep tem pena reduzida e pode voltar a competir
Por Raphael Favilla  •  05 de Março de 2024

A ex-número 1 Simona Halep está liberada para voltar a atuar no circuito profissional de tênis. O Tribunal Arbitral do Esporte (TAS/CAS) reduziu nesta terça-feira a pena dada à romena depois de ter testado positivo para Roxadustat no US Open de 2022.

Suspensa desde 7 de outubro de 2022 pela Agência Internacional para a Integridade do Tênis (ITIA), que deu um gancho de quatro anos para a romena, ela agora teve a pena revista para 9 meses, que já foram cumpridos e permitem sua volta imediata às competições.

“Ao longo deste longo e difícil processo, mantive a minha crença de que a verdade acabaria por ser revelada e que uma decisão justa seria alcançada, porque sou e sempre fui um atleta limpo. A minha fé no processo foi testada pelas acusações escandalosas que foram levantadas contra mim e pelos recursos aparentemente ilimitados que foram alinhados contra mim. Mas no final, a verdade prevaleceu, mesmo que tenha demorado muito mais tempo do que eu gostaria”, disse Halep em comunicado.

A CEO da ITIA, Karen Moorhouse, comentou o assunto através de comunicado. “Um elemento essencial do processo antidoping é a capacidade do jogador de apelar, e a ITIA respeita tanto o seu direito de fazê-lo quanto o resultado. A ITIA aguarda a decisão completa e fundamentada e irá analisá-la minuciosamente no devido tempo”.

Em 2023, Halep foi considerada culpada, por um tribunal independente, por ter violado o Programa Antidoping do Tênis. Na sua decisão, a ITIA “admitiu o argumento de ingestão de suplemento alimentar contaminado apresentado por Halep”, mas “determinou que a concentração de Roxadustat encontrada na amostra positiva não poderia resultar da quantidade ingerida pelo jogador”, raciocínio invalidado na terça-feira pelo CAS.


Publicidade