Heide fatura no Paraguai primeiro challenger na carreira

Início    /    Tênis    /    Heide fatura no Paraguai primeiro challenger na carreira
Por Raphael Favilla  •  25 de Março de 2024

Alguns anos a mais de experiência no circuito acabaram fazendo a diferença na final 100% brasileira do challenger de Assunção entre Gustavo Heide e João Fonseca. O tenista de 22 anos levou a melhor sobre o compatriota de 17 anos em um confronto que durou 3 horas e 17 minutos, marcando parciais de 7/5, 6/7 (6-8) e 6/1, conquistando assim o primeiro título de challenger de sua carreira.

Com a campanha desta semana, Heide dará um grande salto no ranking, entrando no top 200 pela primeira vez. Ele está subindo provisoriamente 51 lugares na lista que será divulgada após o Masters 1000 de Miami, ocupando a 174ª colocação. Por sua vez, Fonseca também terá uma ascensão considerável, alcançando a posição de número 283 no mundo, sua melhor marca até o momento.

Como oitavo favorito, Heide leva para casa não apenas os 75 pontos que o ajudarão a escalar o ranking, mas também uma premiação de US$ 11.200. Enquanto isso, o vice-campeão Fonseca recebe 44 pontos e uma premiação de US$ 6.575.

Na primeira final de challenger para ambos, era esperado que o primeiro set fosse marcado por muitas oscilações. Heide começou quebrando logo no primeiro game e quase abriu 5/1 mais tarde. Após salvar dois break-points no quarto game e conquistar outra quebra no quinto, o paulista sacou em 4/1, mas Fonseca iniciou uma reação.

O carioca devolveu uma das quebras e continuou lutando. No oitavo game, ele teve outra chance de quebrar o saque de Heide, mas não conseguiu. Sacando em 5/4 para fechar, Heide deixou escapar um set-point e, no segundo break-point concedido, Fonseca empatou em 5/5. No entanto, Heide conseguiu outra quebra em seguida e fechou o set por 7/5.

A segunda parcial começou com oportunidades para ambos os lados. Fonseca enfrentou dois break-points no primeiro game e se salvou, convertendo a terceira chance de quebra a seu favor, fazendo 3/0 no próximo game.

Os altos e baixos continuaram, com Heide conseguindo devolver a quebra no quinto game, mas perdendo o saque no sexto. No nono game, Heide quebrou novamente o saque de Fonseca, empatando em seguida. O set foi para o tiebreak, no qual os sacadores prevaleceram até o final. Heide desperdiçou um match-point com 6-5 e perdeu o serviço no 6-7 para perder o set.

O set decisivo teve um primeiro game disputado, com quatro break-points para Fonseca, que não conseguiu converter nenhum. No game seguinte, Heide salvou três break-points para manter o serviço. Depois disso, o paulista deslanchou no placar, conquistando duas quebras consecutivas e salvando mais dois break-points no sétimo para fechar em 6/1 e garantir seu primeiro título de challenger.


Publicidade