Indiano Bopanna chega ao topo aos 43 anos

Início    /    Grand Slam    /    Indiano Bopanna chega ao topo aos 43 anos
Por Raphael Favilla  •  24 de Janeiro de 2024

O indiano Rohan Bopanna mostrou mais uma vez que nunca é tarde para buscar seus sonhos. Aos 43 anos, ele garantiu sua estreia como número 1 do mundo ao alcançar as semifinais na chave de duplas do Australian Open pela primeira vez. Ao lado do australiano Matthew Ebden, o veterano bateu os argentinos Guido Andreozzi e Andres Molteni nesta quarta-feira com parciais de 6/4 e 7/6 (7-5).

Bopanna e Ebden terão a mesma pontuação no ranking de duplas após o Australian Open, mas o indiano será classificado como número 1 devido à participação em três torneios a menos para ganhar esses pontos. "Acho que para cada jogador é um sonho", comemorou o futuro líder do ranking ao falar sobre seu marco.

"Era o meu sonho, ainda mais quando você está neste esporte há algumas décadas. Então, chegar agora ao número 1 do mundo, acho que coroa minha perseverança no tênis, em permanecer nele e em continuar lutando e trabalhando duro. Tenho um ótimo parceiro ao meu lado, acho que a temporada consistente que tivemos no ano passado é o motivo. Isso me ajudou a chegar a esse estágio", acrescentou Bopanna.

Entrando no Australian Open como o terceiro no ranking, o mais alto de sua carreira, Bopanna foi impulsionado por um título em Indian Wells, um vice-campeonato no US Open e três finais de Masters 1000 (Madrid, Xangai, Paris) no ano passado. Seu sucesso em Melbourne, onde nunca havia passado da terceira rodada em 16 participações, o fará ultrapassar o número 1 do mundo, Austin Krajicek, e o número 2, Ivan Dodig, para alcançar o primeiro lugar.

"Para ser honesto, ainda não absorvi completamente isso. Acho que o tênis indiano, a Índia precisava disso. Na verdade, não temos muitos tenistas surgindo. Os esportes estão crescendo em nosso país e espero servir de inspiração, talvez não apenas no tênis. Fazer isso com mais de 40, acho que pode inspirar de uma maneira diferente", comentou Bopanna.

Única dupla cabeça de chave a chegar nas semifinais, os segundos favoritos Bopanna e Ebden enfrentarão a parceria do tcheco Tomas Machac com o chinês Zhizhen Zhang. A outra semifinal apresentará os italianos Simone Bolelli e Andrea Vavassori contra a dupla alemã Yannick Hanfmann e Dominik Koepfer.

Foto: Peter Staples/ATP Tour

Publicidade