Em mais um marco inédito em sua carreira profissional, Ingrid Martins conquistou nesta segunda-feira (19) sua primeira vitória na grama em um torneio de elite. Competindo nas duplas do WTA 250 de Birmingham ao lado da bielorrussa Lidziya Marozava, Ingrid venceu a tcheca Miriam Kolodziejova e a eslovaca Tereza Mihalikova por 7/6 (7-2) e 6/4 em 1h44.
A duplista carioca e Marozava tiveram um excelente começo de partida, conseguindo uma quebra de serviço logo no início. Elas abriram uma vantagem de 3/0 e chegaram a liderar por 5/2. Embora tenham sofrido uma quebra quando tiveram a oportunidade de fechar o set, a brasileira e a bielorrussa garantiram a vitória na parcial por meio de um tiebreak, vencendo três pontos nas devoluções. No início do segundo set, elas aproveitaram o momento favorável e quebraram o saque adversário novamente, enfrentando apenas mais um break-point até o fim do jogo.
"Feliz com a primeira vitória WTA na grama. Acho que estou cada vez mais adaptada com a grama, me sentindo cada dia melhor. A minha parceira também. A gente jogou jogou bem hoje, fez as coisas que a gente planejou. Conseguimos ser agressivas, e jogar com coragem nos momentos importantes. Fomos bem na parte mental também. Então estou contente de conseguirmos essa vitória. Agora é tentar construir daqui pra frente pontos melhores. Tomar as melhores decisões, pra ir avançando no torneio. Mas o primeiro passo foi dado. Feliz com nossa performance hoje. E como a gente desempenhou na grama, que não é uma superfície fácil e que não estamos muito acostumadas. Mas estamos treinando bastante e ajustando os detalhes pra cada vez jogarmos melhor", contou Ingrid.
Esta é a terceira semana consecutiva de Ingrid na temporada de grama. Ela já competiu no ITF W100 de Surbiton e no WTA 250 de Nottingham nas duas últimas semanas. No ano passado, a brasileira chegou a vencer uma partida de simples em Surbiton, em sua primeira experiência na grama em nível profissional.
Como a terceira melhor brasileira no ranking de especialistas em duplas, Ingrid ocupa atualmente a 76ª posição do mundo. A vitória na estreia já lhe rende 60 pontos no ranking, tanto para ela quanto para Marozava. A carioca de 26 anos está vivendo o melhor momento de sua carreira, alcançando sua primeira final de WTA em Rabat e obtendo uma vitória inédita em um Grand Slam, no saibro de Roland Garros.
Na próxima rodada, Ingrid e Marozava podem enfrentar a polonesa Alicja Rosolska e a ucraniana Nadiia Kichenok ou a norte-americana Bernarda Pera e a polonesa Magda Linette.