As dificuldades foram muitas para que o 35º ITF S700 de Porto Alegre pudesse ser realizado este ano. Depois de suspenso em 2020, em razão da pandemia, havia uma expectativa muito grande em toda comunidade do tênis sênior, brasileira e internacional, ansiosa pela volta deste que sempre foi, e continua sendo, o mais importante evento da categoria no território nacional.
A confirmação do evento pela ITF, muito próxima à data prevista para o torneio, acabou gerando dificuldade natural na obtenção dos patrocínios e apoios necessários a realização do evento. Soma-se a isso a incerteza quanto ao número de participantes que confirmariam presença, não só em razão das preocupações dos atletas, no que diz respeito a pandemia, como também pelas restrições impostas pelo países de todo o mundo, ainda em fase de definição.
Mesmo considerando que o número de inscritos, pouco mais de 200 tenistas, ficou abaixo do esperado, o balanço final do 35º ITF Seniors de Porto Alegre — Copa Ione Borba Dias, jogado na primeira semana de novembro, foi positivo e manteve a tradição de melhor torneio da categoria no Brasil. A lamentar apenas a ausência de alguns renomados tenistas europeus e sulamericanos que todo ano desfilam seus talentos pelas quadras de saibro da Associação Leopoldina Juvenil, local sede do evento na capital gaúcha.
Importante salientar que o sucesso do torneio se deve, em boa parte, a Protenis Promoções Esportivas, empresa responsável pela promoção e organização do evento, sempre eficiente nos quesitos necessários ao bom andamento dos jogos e ao atendimento às necessidades diversas dos tenistas.
Em depoimento ao site seniorsbrasil, o diretor do evento, Ennio Lopes Moreira, da Protenis Promoções Esportivas, declarou: "Foi bem legal, conseguimos fazer o torneio no mesmo nível que vínhamos fazendo nos últimos 34 anos, só interrompendo ano passado por conta da pandemia. Este ano tivemos número menor de estrangeiros em decorrência das viagens e restrições, alguns com medo de viajar para outros países, mas no geral o nível técnico foi muito bom em todas as categorias. Procuramos proporcionar com o apoio dos nossos patrocinadores a estrutura de sempre, todas as facilidades aos jogadores, quadras, bolas e atendimento, mesmo o evento tendo sido confirmado pouco antes da realização por conta de liberação da Federação Internacional de Tênis. Foi um torneio muito bom!"
Nas quadras e nas dependências do clube, o destaque da semana ficou por conta do segundo mais antigo tenista em atividade no mundo, José Nepomuceno. Com 94 anos, o cearense radicado em São Paulo, teve que baixar de categoria e disputou três jogos junto aos tenistas dos 80 anos, sempre com muita disposição e fidalguia, angariando a simpatia de todos. Um exemplo a ser seguido por todas as gerações presentes ao torneio.
Quadro de laureados no 35º ITF Seniors de Porto Alegre
Simples
30 anos: Felipe Paiva
35 anos: Nico Ventre
40 anos: Antonio Amaro Filho e Iara Amaral
45 anos: Matias Epifanio e Ana Peixoto
50 anos: Marcelo Maciel
55 anos: Marcelo Krebs e Tania Candemil
60 anos: Ricardo Tomb e Rosangela Fritelli
65 anos: Eduardo Izoldi
70 anos: Ramiro Benavides e Regina Fontanelli
75 anos: João Tramontin e Lilian Pardo
80 anos: José Silvestre
Duplas
35 anos: Mauricio Guedes e Andre Guerato
40 anos: Adelmo Evangelista e Antonio Amaro Filho
50 anos: Marcelo Ferreira/Sebastião Oliveira e Ana Peixoto/Lucia Brunelli
55 anos: Helio Ferreira/Ricardo Fontoura e Lilia Brito/Tania Candemil
60 anos: Marco Lucas/Mauro Rosa e Miriam Kenappe/Miriam Oliveira
65 anos: Ricardo Gruebler/Luiz Heeren
70 anos: José Facundo/Otavio Oliveira
75 anos: João Tramontin/ Francisco Gomes e Lilian Pardo/Ilza Rocha
Fotos: Gustavo Werneck