Matos é o primeiro brasileiro campeão no Rio Open

Início    /    Rio Open    /    Matos é o primeiro brasileiro campeão no Rio Open
Por Raphael Favilla  •  25 de Fevereiro de 2024

A décima edição do Rio Open foi histórica para o tênis brasileiro. Além de contar com três atletas da casa nas quartas de final na chave simples de forma inédita, os fãs que lotaram a quadra Guga Kuerten no Jockey Club Brasileiro neste domingo puderam presenciar pela primeira vez um brasileiro levantar o troféu do torneio.

Jogando ao lado do colombiano Nicolas Barrientos, o gaúcho Rafael Matos sagrou-se campeão de duplas do ATP 500 carioca. A parceria sul-americana anotou 6/4 6/3 sobre os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler, em 1h34 de confronto.

Antes de Matos, Marcelo Melo duas vezes, Bruno Soares, Thomaz Bellucci e Rogerio Dutra Silva haviam chegado à final de duplas do torneio mais importante da América do Sul, mas ficaram com o vice.

Foi a maior conquista do gaúcho de 27 anos anos no circuito, campeão nas duplas mistas do Australian Open em 2023, com Luisa Stefani. Matos acumula seis títulos de ATP 250. Dessas conquistas, uma em 2021 e cinco em 2022: Córdoba, em 2021, além de Sofia, Bastad, Mallorca, Marrakech e Santiago, em 22. O brasileiro também possui 5 vices de ATP, sendo um deles em nível 500, na temporada de 2022 na capital japonesa Tóquio.

Por sua vez, Erler e Miedler buscavam o sexto título jogando juntos após duas conquistas em Kitzbuhel, em 2021 e 2023, além dos títulos de Viena em 2022, Munique e Acapulco em 2023.

Número 56 do mundo, Matos retoma o posto de duplista número 1 do Brasil e garante 500 pontos no ranking. O gaúcho pode chegar ao 46° lugar nesta segunda, se o cazaque Aleksandr Nedovyesov não for campeão em Los Cabos.

Depois de começar perdendo todos os primeiros sets até aqui no torneio, Matos e Barrientos fizeram diferente e foram muito bem na parcial inicial. Embora tenham sido os primeiros a ter o saque ameaçado, salvando um break-point no segundo game, eles não apenas confirmaram, mas também deslancharam em seguida, chegando a vencer cinco games consecutivos, com duas quebras seguidas.

No segundo set, o gaúcho e o colombiano mantiveram o ritmo e começaram com tudo, vencendo os três primeiros games com duas quebras. Erler e Miedler até devolveram um dos breaks, no quarto game, mas não fizeram mais do que isso e ainda acabaram perdendo o saque uma vez mais, no sexto e derradeiro game.


Foto: Fotojump




Publicidade