Melo bate Matos e faz mais uma semi

Início    /    Tênis    /    Melo bate Matos e faz mais uma semi
Por Raphael Favilla  •  22 de Junho de 2023

O mineiro Marcelo Melo e o australiano John Peers garantiram sua vaga na semifinal do ATP 500 de Halle. Nesta quinta-feira, eles venceram de virada o gaúcho Rafael Matos e o chileno Nicolas Jarry, com parciais de 2/6, 6/3 e 10-5, após 66 minutos de confronto.

Essa foi a segunda vitória de virada da dupla no torneio. Agora, eles aguardam para conhecer seus próximos adversários, que sairão do confronto entre o salvadorenho Marcelo Arevalo e o holandês Jean-Julien Rojer, cabeças de chave 1, e os alemães Oscar Otte e Jan-Lennard Struff, que jogarão na sexta-feira.

Melo e Peers encontraram dificuldades com o saque no primeiro set, salvando um break-point no terceiro game, mas não conseguiram resistir às quebras no quinto e no sétimo game. Enquanto isso, Matos e Jarry confirmaram seus serviços sem problemas, cedendo apenas dois games para seus adversários.

Com o resultado em Halle, o mineiro Marcelo Melo voltará a ser o número 1 do Brasil nas duplas. Ele ultrapassará Matos no próximo ranking, subindo provisoriamente para a 42ª posição, enquanto o gaúcho cairá para o 44º lugar. Melo ainda tem a possibilidade de ganhar mais um lugar se chegar à final e até sete lugares se conquistar o título.

No início do segundo set, Melo e Peers enfrentaram mais um break-point no terceiro game, mas conseguiram uma quebra no sexto game. Eles administraram a vantagem até o final do set, empatando a partida e levando a decisão para o match-tiebreak.

A experiência de Melo e Peers prevaleceu no momento decisivo. Apesar de Matos e Jarry terem aberto 4-2 no match-tiebreak, a dupla mineiro-australiana ganhou os seis pontos seguintes. Melo e Peers mantiveram a boa fase até o final e conseguiram a virada, garantindo a vitória e a vaga nas semifinais.

Ingrid se despede nas duplas

Outra brasileira a se despedir de um torneio na grama foi Ingrid Martins, que parou nas quartas de final de duplas do WTA 250 de Birmingham, na Inglaterra. Ingrid e a bielorrussa Lidziya Marozava foram superadas nesta quinta-feira pela polonesa Lidziya Marozava e a norte-americana Bernarda Pera por 6/4 e 6/2.

Por ter avançado uma rodada em Birmingham, marcando uma inédita vitória na grama por eventos da WTA (ela já havia vencido no piso em um ITF no ano passado), a carioca de 26 anos e atual 87ª colocada receberá 60 pontos no ranking. Ela deve subir três posições e ficar muito perto da melhor marca da carreira, o 72º lugar.

Baixas também nas simples

Outros dois brasileiros se despediram de seus torneios nesta quinta. Depois de ter conseguido sua primeira vitória em quadras de grama pelo circuito profissional, Laura Pigossi parou nas oitavas de final do WTA 125 de Gaiba, na Itália. A número 2 do Brasil e 133ª do mundo foi superada pela jovem norte-americana Robin Montgomery, canhota de 18 anos e 162ª do ranking, com parciais de 6/0, 6/7 (3-7) e 6/0 em 2h16 de partida.

Também na Itália, o cearense Thiago Monteiro não conseguiu fazer valer a condição de segundo mais bem cotado ao título no challenger de Montechiarugolo e acabou eliminado nas quartas de final. Ele foi superado em sets diretos pelo atleta da casa Stefano Travaglia, que gastou 2h03 para triunfar com o placar final de 6/3 e 7/6 (7-5).


Publicidade