O brasileiro Marcelo Melo e seu parceiro, o colombiano Juan Sebastian Cabal, estrearam com vitória no Rio Open. Melo e Cabal venceram os austríacos Alexander Erler e Lucas Miedler por 2 sets a 1, com parciais de 6/4, 3/6 e 10/7. Na próxima rodada, a dupla cabeça de chave número 2 enfrentará os argentinos Diego Schwartzman e Tomas Etcheverry.
Mineiro de 39 anos e ex-número 1 no ranking entre os especialistas em duplas, Melo aparece atualmente na 41ª posição da ATP. Ele participou de todas as nove edições do Rio Open e tem um vice-campeonato no primeiro ano do torneio, 2014, ao lado do espanhol David Marrero. Na ocasião, o hoje parceiro Cabal foi campeão junto ao também colombiano Robert Farah.
“Nos conhecemos há uns 15 anos, já treinamos muitas vezes juntos, nos enfrentamos no circuito, mas é a primeira vez que disputamos um torneio como dupla. O melhor da vitória hoje é que tivemos uma química boa, cada um fez o seu trabalho, e soubemos usar a torcida a nosso favor”, disse o brasileiro, dono de dois títulos de Grand Slams.
O colombiano já venceu duas vezes o Rio Open com seu parceiro Robert Farah, que não veio este ano por causa do nascimento do filho. Ele contou como foi disputar o torneio com a torcida brasileira ao seu lado. “Foi incrível jogar com a torcida a favor, já vim muitas vezes ao Rio e queria ter experiência”, disse Cabal.
Por outro lado, o gaúcho Rafael Matos se despediu precocemente do torneio. Ele e o espanhol David Vega Hernandez eram os principais cabeças de chave do torneio, mas foram superados na estreia pelo sérvio Nikola Cacic e o italiano Andrea Pellegrino, que marcaram as parciais de 7/6 (10-8), 4/6 e 11-9.
Em outra partida, os brasileiros Felipe Meligeni e Marcelo Demoliner perderam de Tomislav Brkic, da Bósnia e Herzegovina, e Gonzalo Escobar, do Equador, por 1/6, 7/5 e 13/11.
Já a jovem dupla do paulista Mateus Alves com o carioca João Fonseca fez jogo duro contra os experientes argentinos Maximo Gonzalez e Andres Molteni, que marcaram 7/5 e 7/6 (7-4) sobre os brasileiros