Norrie supera Monteiro em jogo definido nos detalhes

Início    /    Tênis    /    Norrie supera Monteiro em jogo definido nos detalhes
Por Raphael Favilla  •  23 de Fevereiro de 2023

O britânico Cameron Norrie derrotou o brasileiro Thiago Monteiro por 2 sets a 0, com duplo 7/5, na noite desta quarta-feira, e garantiu um lugar nas quartas de final do Rio Open Na próxima rodada, em data a ser definida, o número 13 do ranking mundial enfrentará o boliviano Hugo Dellien, que venceu o eslovaco Alex Molcan, de virada, por 1/6, 6/2 e 6/2. A rodada desta quinta-feira tem como destaque o jogo entre o espanhol Carlos Alcaraz e o italiano Fabio Fognini, às 19h, na quadra central.

Este foi o segundo duelo entre Monteiro e Norrie no circuito, e agora o retrospecto entre eles está empatado por 1 a 1. O cearense havia vencido no piso duro de Auckland em 2020 e buscava a terceira vitória contra top 20 na carreira. Foi também a segunda vez que o britânico veio ao Brasil. Em 2019 ele caiu na segunda rodada.

Norrie é o tenista com mais vitórias na temporada (15) e acaba de ser vice-campeão na Argentina, no domingo. Como não joga nesta quinta, Norrie espera chegar ainda melhor para as quartas de final. “Vim direto de Buenos Aires e já joguei no dia seguinte, e hoje. Então vai ser um dia para descansar um pouco. Vou na praia, dar um mergulho e quem sabe isso me ajude na recuperação”.

A partida foi bem disputada, com pontos longos, e durou 2h30. “Estava mais confortável com as condições, e joguei melhor do que na estreia. Estava muito quente e úmido, e foi meu primeiro jogo à noite, o que é um pouco diferente”, disse o britânico. 

Já Monteiro, que tem como melhor resultado no Rio Open as quartas em 2017, lamentou a derrota. “Foi um jogo duro, cometi alguns erros em momentos decisivos, que acabaram me custando. Ele estava bem sólido, administrou melhor e mereceu o resultado”, disse Monteiro, que venceu na primeira rodada o austríaco Dominic Thiem, campeão da edição 2017. “Como sempre o público me deu muita motivação, me passou energia o tempo todo, é uma sensação incrível jogar aqui. Eu tentei dar o meu melhor, mas infelizmente não consegui a vitória”, finalizou o número 1 do Brasil e 83 do mundo.

No encontro entre dois jogadores canhotos, o primeiro set teve 1h25 de duração em 102 pontos disputados. Ainda que Norrie tenha conseguido uma quebra logo no game de abertura e conseguido mais quatro break-points pouco depois, Monteiro manteve o serviço e pouco depois buscou o empate por 3/3. O cearense seguia sofrendo pressão constante em seus games de saque, salvou mais quatro break-points no sétimo game, mas perdeu o serviço pouco depois.

Sacando para fechar, quando vencia por 5/4, Norrie fez um game instável no saque e Monteiro soube aproveitar a chance. Ele devolveu a quebra ao fazer um excelente winner de forehand na paralela, que levantou a torcida. No entanto, logo no game seguinte, o número 1 do Brasil voltaria a ter o serviço quebrado, depois que dois forehands seguidos foram para fora. O britânico não deixou escapar a segunda oportunidade de definir a parcial. Ele fez mais winners, 17 a 13, e cometeu 27 erros contra 24.

O segundo set começou com games mais rápidos e maior domínio dos sacadores. Norrie cuidou muito bem de seus serviços e só enfrentou dois break-points. Monteiro sofreu uma quebra, que permitiu ao rival abrir 4/2. O cearense salvou três match-points no saque quando perdia por 5/3 e confirmou o serviço, pasando a pressão para o outro lado. Sacando para o jogo, Norrie permitiu o empate, mas Monteiro novamente não conseguiu confirmar o serviço no 5/5. Não faltou luta ao cearense, que ainda salvou mais dois match-points antes que Norrie fechasse a partida.

Norrie liderou a estatística de winners por 26 a 21 e cometeu 39 erros não-forçados contra 44 de Monteiro. A partida teve oito quebras de serviço, cinco delas para o britânico, que criou 21 break-points. Monteiro quebrou em três de suas cinco oportunidades.

Foto: Fotojump


Publicidade