Memorial reúne estrelas do tênis brasileiro em São Paulo

Início    /    Tênis    /    Memorial reúne estrelas do tênis brasileiro em São Paulo
Por Raphael Favilla  •  12 de Abril de 2024

O Memorial Tênis Brasileiro realiza neste sábado, a partir das 9h30, no Club Athletico Paulistano, o seu primeiro evento: a posse da diretoria e do conselho fiscal e a indicação e nomeação da diretoria do conselho consultivo superior e dos coordenadores dos comitês setoriais temáticos do Instituto. Os convidados serão recebidos por nomes de destaque na história do esporte, como Thomaz Koch – presidente de honra do Memorial -, Carlos Alberto Kirmayr, Luiz Mattar, Patrícia Medrado, Júlio Góes e Paulo Cleto.

O encontro será em um dos berços do tênis nacional, o Paulistano, histórico clube fundado em 1900, pioneiro na modalidade. Os dirigentes, liderados pelo presidente Eder do Lago Mendes Ferreira, o vice Caio Frizzo Salem e o diretor de esportes Mauricio Martinez Macedo, escolheram o local por entender que o evento tem muito a ver com a trajetória do Paulistano.

A centenária Federação Paulista também está integrada ao evento, com o presidente Luiz Fernando Balieiro e os vices Danilo Gaino e Geraldo Petit. Pelo Memorial, as presenças dos dirigentes Walmor Elias, José Nilton Dalcim, Patrícia Medrado, Ivo Simon, Gilmar Machado, Carlos Omaki, Roberto Carvalhaes, Ricardo Bernd e Suzana Procópio de Carvalho.

O Memorial foi idealizado e criado por Walmor Elias, ex presidente da Federação Gaúcha e da Confederação Brasileira, no dia 9 de junho de 2023, após 11 anos de estudos e pesquisas. Pesquisador e historiador, Walmor reuniu o maior acervo do esporte no país. “Alguns dos maiores nomes da história do tênis brasileiro estarão presentes no Paulistano. Eles apoiam, fazem parte e integram o Memorial Tênis Brasileiro, e acreditam estar se realizando um sonho”, afirma Walmor Elias.

Museu e Hall da Fama – Futuramente, o Memorial terá um museu, sob a curadoria do tenista, ex número 36 de simples e número 6 de duplas na ATP, o atual técnico Carlos Alberto Kirmayr, assim como uma biblioteca, tendo como curador o técnico e capitão semifinalista mundial da Copa Davis de 1992, Paulo Cleto. Haverá, também, o tão sonhado Hall da Fama do Tênis Brasileiro, sob a coordenação e curadoria do ex número 29 da ATP e hoje empresário Luiz Mattar. E o primeiro cônsul honorário internacional do Memorial será o árbitro Carlos Bernardes.

“Brevemente o Memorial escolherá e indicará os patronos, embaixadores, cônsules, padrinhos e madrinhas do Instituto e do projeto, homenageando os maiores nomes e ídolos deste esporte na nossa história”, explica o criador do Memorial.

Foto: Thomaz Koch

Publicidade