Miami: Meligeni joga nesta quarta, Monteiro e Bia na quinta

Início    /    Tênis    /    Miami: Meligeni joga nesta quarta, Monteiro e Bia na quinta
Por Raphael Favilla  •  22 de Março de 2023

Vai começar o Miami Open! E três brasileiros estão na disputada chave principal do Masters 1000 norte-americano. Depois de furar o quali do torneio, Felipe Meligeni Alves já estreia nesta quarta-feira (22). Já Thiago Monteiro e Bia Haddad Maia tiveram seus jogos marcados para esta quinta.

Número 2 do Brasil e 164º do mundo, Meligeni encara o argentino Facundo Bagnis, canhoto de 33 anos e 100º do ranking, por volta de 13h30 (de Brasília) na quadra 2 do complexo.

Meligeni busca uma vitória inédita contra Bagnis, que levou a melhor nos três confrontos anteriores entre eles. O embate mais recente foi na semifinal do challenger de São Leopoldo no ano passado. Caso vença o duelo sul-americano, o paulista de 25 anos irá desafiar o número 1 do mundo e atual campeão do torneio Carlos Alcaraz na segunda rodada.

"Muito feliz por ter entrado na minha primeira chave de Masters 1000. É um sonho de criança se realizando, mas que não para por aí. Tem muita coisa boa por vir. É seguir confiando que as coisas chegam", escreveu Meligeni, em suas redes sociais.

Após as vitórias sobre Nikoloz Basilashvili e Timofey Skatov durante o quali, ele agradeceu ao público brasileiro pela torcida em Miami. "Obrigado a todos meus amigos e aos brasileiros que vieram dar aquela força. Vocês fizeram a diferença".

Por ter furado o quali de Miami, Meligeni soma 16 pontos na ATP. E apenas por entrar em quadra na chave principal de um Masters 1000, ele já ganha mais 10 pontos. Provisoriamente, sobe para o 157º lugar do ranking. O paulista tem como recorde pessoal o 137º lugar. Ele receberá o prêmio em dinheiro referente à rodada que alcançar na chave principal. Por ora, acumula US$ 18.660. Mas se vencer mais uma, receberá US$ 30.885.

Monteiro à procura da vitória inédita

Número 1 do Brasil e 81º do mundo, Monteiro busca em Miami uma inédita vitória em Masters 1000. Disputando o segundo torneio deste porte na temporada, depois de ter atuado em Indian Wells há duas semanas, o cearense estreia contra o australiano Jason Kubler, 70º do ranking. O jogo nesta quinta ainda não teve seu horário definido.

O único duelo anterior entre Monteiro e Kubler aconteceu ainda em 2014, no saibro de Barranquilla na Colômbia, com vitória do australiano em sets diretos. Em caso de vitória na Flórida, o cearense desafiará o canadense Felix Auger-Aliassime, cabeça 6 do torneio e número 6 do mundo.

Bia estreia contra atleta vindo do quali

A número 1 do Brasil e 14ª do mundo enfrenta na estreia a tcheca vinda do quali Tereza Martincova, 113ª colocada. Bia venceu os três duelos anteriores que fez contra Martincova no circuito.

Os dois primeiros aconteceram ainda em 2013, em competições menores do circuito da Federação Internacional. Já no ano passado, ela também venceu a tcheca no caminho para o título do WTA 250 de Nottingham, na grama. O duelo ainda não teve definido seu horário.

Caso vença sua partida de estreia, Bia pode enfrentar a letã Jelena Ostapenko, 22ª do ranking, ou a sueca vinda do quali Mirjam Bjorklund. O histórico contra Ostapenko é negativo, com derrotas nos três embates anteriores. Já contra Bjorklund o confronto seria inédito.

Paulista de 26 anos, Bia disputou a chave principal de Miami pela primeira vez em 2016, quando recebeu convite e foi superada por Teliana Pereira. No ano seguinte, também foi convidada e perdeu para Venus Williams. Já em 2018, parou na terceira rodada, diante de Ostapenko. Bia ainda parou no quali em 2019 e voltaria à chave principal no ano passado, quando bateu a então top 3 Maria Sakkari na segunda rodada, mas parou na fase seguinte para a ucraniana Anhelina Kalinina.


Publicidade