Monteiro cai mais uma vez na estreia em Wimbledon

Início    /    Grand Slam    /    Monteiro cai mais uma vez na estreia em Wimbledon
Por Raphael Favilla  •  02 de Julho de 2024

Depois da eliminação de Felipe Meligeni na primeira rodada, foi a vez de Thiago Monteiro se despedir na estreia em Wimbledon. Apesar de uma apresentação competitiva, onde chegou a vencer um set, Monteiro foi derrotado pelo australiano Alexei Popyrin, número 47 do ranking, com parciais de 6/4, 6/7 (8-10), 6/3 e 6/4. 

Monteiro tem enfrentado dificuldades em Grand Slams recentemente, perdendo na estreia em seus últimos cinco torneios desse nível. Sua única vitória nos últimos 10 eventos de Grand Slam foi no US Open de 2022. Em Wimbledon, sua única vitória ocorreu em sua primeira participação, em 2017, seguido de eliminações na primeira rodada em 2019 e de 2021 a 2024.

Aos 30 anos e atualmente 86º do ranking, Thiago tentou o qualificatório na grama de Mallorca, sem sucesso. Ele agora voltará ao saibro, estando inscrito no challenger de Salzburgo na próxima semana e com vagas garantidas nos ATP 250 de Bastad e Umag, que servirão de preparação para os Jogos Olímpicos de Paris.

Em um dia de tempo fechado e com uma suspensão por chuva leve, o brasileiro deu trabalho a Popyrin, que também não possui um histórico expressivo em Wimbledon, tendo vencido apenas sua segunda partida em cinco anos e em sua quinta participação. Curiosamente, Popyrin havia perdido uma recente exibição na grama para João Fonseca.

O australiano, mais habituado a pisos velozes, aproveitou o segundo break-point que teve no sétimo game do primeiro set, que foi dominado pelos sacadores. Esse padrão se manteve no segundo set, onde o único game de serviço equilibrado foi no sétimo, com Monteiro no saque. A definição foi para o tiebreak, onde Monteiro liderou o placar o tempo todo, mas precisou de seis set-points para concluir, dois deles com o serviço a favor.

No terceiro set, o cearense caiu de desempenho, possivelmente devido a dores no quadril. Ele sofreu uma quebra no quarto game e pediu atendimento médico no sexto game. Apesar de diminuir o placar para 3/5, não conseguiu segurar o bom serviço do adversário.

O quarto set novamente não teve break-points até os últimos games – seis dos oito primeiros games terminaram sem ponto do devolvedor. Monteiro não conseguiu encaixar o saque no momento crucial, sofreu uma quebra e Popyrin aproveitou a oportunidade para fechar o jogo. Monteiro recebe 60 mil libras por sua participação no torneio.


Publicidade